Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Rateli (2019), qual o conceito de fabricação cultural:


a. Não possibilita o ato de mediar, pois consiste em uma ação em que a atividade é imposta e os sujeitos não são convidados a participar.
b. Processo com um início, etapas e fim preestabelecido, com fins de se produzir um objeto cultural. Sua realização não envolve os sujeitos da comunidade em que a biblioteca se encontra inserida.
c. Atividades que se relacionam com o incentivo à leitura, como a hora do conto e com os serviços de divulgação da biblioteca como exposições. Nesse caso, o bibliotecário é o animador cultural.
d. Diz respeito à produção cultural coletiva. Através de atividades práticas, as ações se abrem para troca de informações e discussões sobre variados temas.
e. Processo que enfatiza a criação, a expressão e a criatividade das pessoas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre o conceito de fabricação cultural segundo Rateli (2019), vamos analisar cada uma das alternativas: a) Não possibilita o ato de mediar, pois consiste em uma ação em que a atividade é imposta e os sujeitos não são convidados a participar. - Esta opção sugere uma abordagem unilateral, o que não se alinha com a ideia de fabricação cultural que geralmente envolve participação. b) Processo com um início, etapas e fim preestabelecido, com fins de se produzir um objeto cultural. Sua realização não envolve os sujeitos da comunidade em que a biblioteca se encontra inserida. - Essa definição parece limitar a fabricação cultural a um processo rígido e sem participação comunitária, o que não é característico da fabricação cultural. c) Atividades que se relacionam com o incentivo à leitura, como a hora do conto e com os serviços de divulgação da biblioteca como exposições. Nesse caso, o bibliotecário é o animador cultural. - Embora essa opção mencione atividades culturais, não abrange completamente o conceito de fabricação cultural. d) Diz respeito à produção cultural coletiva. Através de atividades práticas, as ações se abrem para troca de informações e discussões sobre variados temas. - Esta opção enfatiza a coletividade e a troca, que são aspectos centrais da fabricação cultural. e) Processo que enfatiza a criação, a expressão e a criatividade das pessoas. - Embora essa opção também seja relevante, ela é um pouco mais ampla e não necessariamente se refere à fabricação cultural em um contexto comunitário. Após analisar as alternativas, a que melhor representa o conceito de fabricação cultural segundo Rateli (2019) é: d) Diz respeito à produção cultural coletiva. Através de atividades práticas, as ações se abrem para troca de informações e discussões sobre variados temas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com Rateli (2019), o conceito de fabricação cultural é a alternativa d: "Diz respeito à produção cultural coletiva. Através de atividades práticas, as ações se abrem para troca de informações e discussões sobre variados temas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como é descrito o modelo do bibliotecário de referência tradicional:


a. Aquele que criar novas formas de mediação, tanto na obtenção como na disseminação de informação.
b. Aquele que orienta e estimula as competências dos usuários.
c. Aquele que não assume o papel de intermediário e o mediador, aquele que guia, orienta, educa.
d. Aquele que dá acesso, à avaliação e ao uso das informações disponíveis.
e. Aquele que assume o papel de intermediário e o mediador, aquele que guia, orienta, educa.

Quais são as funções essenciais do serviço de referência:


a. Informativa, educativa, Instrutiva e Comunicativa.
b. Informativa, Consultiva, Instrutiva e Descritiva.
c. Informativa, Orientação, Instrutiva e Comunicativa.
d. Informativa, Consultiva, Instrutiva e Comunicativa.
e. Informativa, Consultiva, Referência e Comunicativa.

Na discussão sobre as mudanças no serviço de Referência, qual é o papel da abordagem alternativa:


a. O papel é a orientação aos bibliotecários na busca da informação e, o objetivo é o processo.
b. O papel é a orientação aos usuários na busca da informação e, o objetivo é o processo.
c. O papel central do serviço de referência seria a provisão da informação considerando que o objetivo da busca de informação é o produto.
d. O papel central do serviço de referência seria a provisão da informação considerando que o objetivo da busca de informação é o professor.
e. O papel central do serviço de referência seria a improvisação da informação considerando que o objetivo da busca de informação é o produto.

Mais conteúdos dessa disciplina