Buscar

01 (Vunesp-SP) Para os químicos dos séculos 18 e 19, os compostos orgânicos proviriam somente de seres vivos e os inorgânicos dos materiais inanima...

01 (Vunesp-SP) Para os químicos dos séculos 18 e 19, os compostos orgânicos proviriam somente de seres vivos e os inorgânicos dos materiais inanimados, como os minerais. A produção de substâncias orgânicas pelos seres vivos estaria associada a uma “força vital”.
Em 1828, Wöhler obteve a ureia (H2NCONH2), constituinte típico da urina, a partir do aquecimento do composto inorgânico cianato de amônio (NH4+NCO–).

a) Escreva a equação química da reação de Wöhler e classifique as duas substâncias, de acordo com suas funções químicas.
b) Explique por que a experiência de Wöhler colocou em dúvida a teoria da “força vital”.

Para os químicos dos séculos 18 e 19, os compostos orgânicos proviriam somente de seres vivos e os inorgânicos dos materiais inanimados, como os minerais.
A produção de substâncias orgânicas pelos seres vivos estaria associada a uma “força vital”.
Wöhler obteve a ureia (H2NCONH2), constituinte típico da urina, a partir do aquecimento do composto inorgânico cianato de amônio (NH4+NCO–).
A experiência de Wöhler colocou em dúvida a teoria da “força vital”.

Essa pergunta também está no material:

Ômega - Módulo 9
21 pág.

Química Orgânica I Ifma Campus ImperatrizIfma Campus Imperatriz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A equação química da reação de Wöhler é: NH4+NCO– → H2NCONH2. O cianato de amônio é um sal inorgânico e a ureia é um composto orgânico. b) A experiência de Wöhler colocou em dúvida a teoria da "força vital" porque mostrou que um composto orgânico pode ser produzido a partir de um composto inorgânico, sem a necessidade de uma "força vital" presente em seres vivos. Isso contradiz a ideia de que apenas seres vivos poderiam produzir compostos orgânicos, e abriu caminho para a síntese de outros compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos, o que foi fundamental para o desenvolvimento da química orgânica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais