Buscar

A norma da CNEN NN 7.01, que trata da "Certificação da Qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica", estabelece os requisitos necessários ...

A norma da CNEN NN 7.01, que trata da "Certificação da Qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica", estabelece os requisitos necessários para que um profissional possa se qualificar para supervisor de proteção radiológica. Um dos requisitos que a norma NN 7.01 estabelece são os deveres desse profissional enquanto atuando no serviço. Assinale a alternativa que apresenta os deveres do supervisor em radioproteção.


Comunicar, verbalmente, ao titular da instalação, a ocorrência de irregularidades constatadas com fontes de radiação e as ações necessárias para garantir a proteção radiológica da instalação, em cumprimento às normas da CNEN.
Estabelecer por escrito, somente no licenciamento da instalação, e verificar a aplicação do plano de proteção radiológica da instalação, bem como dos procedimentos para o uso manuseio, acondicionamento, transporte e armazenamento de fontes de radiação.
Delegar um responsável para atuar em situações de emergência radiológica, de acordo com o previsto no plano de emergência, investigando e implementando as ações corretivas e preventivas aplicáveis.
Comunicar à CNEN, no prazo de sessenta dias, seu desligamento de qualquer instalação na qual atue como supervisor de proteção radiológica.
Treinar, orientar e avaliar o desempenho dos IOEs, sob o ponto de vista de proteção radiológica.

Essa pergunta também está no material:

legislação e normas em radiologia
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O dever do supervisor em radioproteção, de acordo com a norma CNEN NN 7.01, é comunicar, verbalmente, ao titular da instalação, a ocorrência de irregularidades constatadas com fontes de radiação e as ações necessárias para garantir a proteção radiológica da instalação, em cumprimento às normas da CNEN. Além disso, ele deve estabelecer por escrito, somente no licenciamento da instalação, e verificar a aplicação do plano de proteção radiológica da instalação, bem como dos procedimentos para o uso manuseio, acondicionamento, transporte e armazenamento de fontes de radiação. O supervisor também deve delegar um responsável para atuar em situações de emergência radiológica, de acordo com o previsto no plano de emergência, investigando e implementando as ações corretivas e preventivas aplicáveis. Ele deve comunicar à CNEN, no prazo de sessenta dias, seu desligamento de qualquer instalação na qual atue como supervisor de proteção radiológica. Por fim, o supervisor deve treinar, orientar e avaliar o desempenho dos IOEs, sob o ponto de vista de proteção radiológica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais