Buscar

POR QUE AS PENICILINA NÃO TEM EFEITO SOBRE A MAIORIA DAS CÉLULAS GRAM NEGATIVA?

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Porque ela tem a função de quebrar as paredes celulares, e essas paredes não estão presentes em bactérias gram-negativas. As bactérias gram negativas como sabemos são as bactérias que possuem a cor violeta genciana e por isso são difíceis de serem visualizadas em microscópios, sendo necessária a aplicação de uma outra solução, para que ocorra um contrate e essas bactérias consigam ser visualizadas. Por isso o ideal a ser usado é a penicilina que é uma espécie de antibiótico usado principalmente em casos de infecções causadas por essas bactérias. Ela foi descoberta por Alexander Fleming e desde então vem sendo utilizada em qualquer coisa onde tenham bactérias envolvidas. Além do seu uso medicinal, a penicilina tem grande importância nos experimentos envolvendo bactérias, pois atua diretamente na identificação das mesmas.

2
Dislike2
User badge image

Nathalya Andrade

porque eles têm o propósito de quebrar as paredes celulares, que não estão presentes nas bactérias gram-negativas. A membrana externa dessas bactérias resiste aos efeitos de vários tipos de antibióticos pelo fato de ser impermeável. Por isso, as infecções causadas por bactérias gram-negativas são mais difíceis de tratar.

11
Dislike2
User badge image

Thais Caroline

Na verdade, a penicilina não tem efeito sobre as bactérias, porque além do peptidoglicano, a penicilina não pode ser absorvida devido à presença da lipoproteína M.
2
Dislike0
User badge image

Kelen Carolina

Porque as bactérias gram-negativas possuem uma camada fina de peptideoglicano, o que acarreta em uma pouca sensibilidade a penicilina e maior suscetibilidade a um rompimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais