Buscar

Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a intervenção indireta do Estado na economia:I O incentivo econômico pode ser entendido como um aux...

  1. Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a intervenção indireta do Estado na economia:
  2. I O incentivo econômico pode ser entendido como um auxílio prestado pelo Poder Público para o fomento, a implementação ou o desenvolvimento de determinadas atividades econômicas a serem exploradas pelo particular.
  3. II Uma prática vedada pelo nosso sistema jurídico é a concessão de benefícios pelo Poder Público, pois invariavelmente violam o princípio da isonomia, dado que favorecem alguns agentes econômicos em detrimento de outros.
  4. III O planejamento econômico deve buscar, sobretudo, desenvolvimento nacional equilibrado, razão pela qual há preocupação em se incorporar e compatibilizar os planos nacionais e regionais de desenvolvimento, de forma a se atingir tal objetivo maior.
  5. IV Uma das formas de intervenção indireta do Estado na economia se faz por meio do planejamento, sendo esse obrigatório ao setor privado e facultativo para o setor público.
  6. É VERDADEIRO o que se afirma em
  7. a. I e IV, apenas.
  8. b. I, II e III, apenas.
  9. c. II e III, apenas.
  10. d. II e IV, apenas.
  11. e. I e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I e III, apenas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois o incentivo econômico é uma forma de intervenção indireta do Estado na economia, que consiste em auxiliar o particular no fomento, implementação ou desenvolvimento de determinadas atividades econômicas. - A afirmativa II está incorreta, pois a concessão de benefícios pelo Poder Público não é vedada pelo sistema jurídico, desde que seja feita de forma justa e equilibrada, sem violar o princípio da isonomia. - A afirmativa III está correta, pois o planejamento econômico deve buscar o desenvolvimento nacional equilibrado, incorporando e compatibilizando os planos nacionais e regionais de desenvolvimento. - A afirmativa IV está incorreta, pois o planejamento é obrigatório tanto para o setor público quanto para o setor privado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

15 pág.
Astros

Colegio Militar Tiradentes

User badge image

liraribeirogiovana

14 pág.
prova-simulada

Colegio Militar Tiradentes

User badge image

liraribeirogiovana

2 pág.
CIÊNCIAS 6o ANO

Colegio Militar Tiradentes

User badge image

liraribeirogiovana

Perguntas Recentes