Buscar

A Geografia, como ciência, apresenta algumas concepções ou correntes de pensamento que nortearam o trabalho daqueles que se dedicam a estudá-la. Po...

A Geografia, como ciência, apresenta algumas concepções ou correntes de pensamento que nortearam o trabalho daqueles que se dedicam a estudá-la. Podemos citar duas importantes escolas fundamentais para o pensamento geográfico no mundo do final do século XIX e início do século XX. Sobre essas duas importantes escolas, analise as sentenças a seguir:  

I- Destaque para a escola Alemã, considerada “determinista”, tendo como principais pensadores Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel.

II- A escola  Francesa era denominada “possibilista”. Paul Vidal de la Blache é o principal idealizador dessa escola, ele acreditava na possibilidade de criar condições e influências recíprocas entre o homem e o meio natural.

III- As escolas alemã e francesa constituíram-se em referências clássicas da Geografia Transcendental, ambas eram escolas deterministas.

IV- A partir das escolas alemã e francesa é que surgiram outras correntes de pensamento Geográfico, como a nova geografia, a geografia crítica.  

V- Um dos mais importantes antecedentes da criação de uma Geografia universitária foi proporcionado pelo alquimista Immanuel Kant.Assinale a alternativa CORRETA:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e IV estão corretas. Justificativa: A escola francesa era denominada "possibilista" e Paul Vidal de la Blache é o principal idealizador dessa escola, ele acreditava na possibilidade de criar condições e influências recíprocas entre o homem e o meio natural. A escola alemã, por sua vez, era considerada "determinista", tendo como principais pensadores Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel. Ambas as escolas eram referências clássicas da Geografia Transcendental e deterministas. A partir dessas escolas surgiram outras correntes de pensamento geográfico, como a nova geografia e a geografia crítica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais