Buscar

No âmbito da hermenêutica jurídica, considere as afirmativas abaixo: 1. Para a Escola da Exegese, na França do século XIX, a atividade do magistra...

No âmbito da hermenêutica jurídica, considere as afirmativas abaixo:

1. Para a Escola da Exegese, na França do século XIX, a atividade do magistrado é uma atividade conceitualmente ativa no processo de criação do direito, ou seja, o juiz deve criar o direito no caso concreto.
2. O único método de interpretação admitido no direito brasileiro contemporâneo é o da “Interpretação Sistemática” do Ordenamento Jurídico.
3. Segundo posicionamento consagrado e aceito de forma unânime no direito brasileiro, em especial na doutrina, o juiz ao aplicar o direito no caso concreto não cria o direito, ou seja, a sua atividade é apenas ou meramente passiva.
4. A Escola da Exegese é uma corrente do pensamento jurídico francês, especialmente do século XIX, que vinculou profundamente o direito à atividade do legislador.
a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

112
7 pág.

Fundamentos Histórico de Direito Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. A afirmativa 1 está correta, pois a Escola da Exegese defendia que o juiz deveria aplicar a lei de forma literal, sem criar novas normas. A afirmativa 2 está incorreta, pois existem outros métodos de interpretação admitidos no direito brasileiro, como a interpretação histórica, a interpretação teleológica, entre outras. A afirmativa 3 está correta, pois a doutrina majoritária no direito brasileiro entende que o juiz não cria o direito, mas apenas o aplica ao caso concreto. A afirmativa 4 está correta, pois a Escola da Exegese defendia que o direito deveria estar vinculado à atividade do legislador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais