Buscar

O cientista social francês Pierre Bourdieu (O Poder Simbólico) aborda os sistemas simbólicos, ideologias e instrumentos de comunicação e de conheci...

O cientista social francês Pierre Bourdieu (O Poder Simbólico) aborda os sistemas simbólicos, ideologias e instrumentos de comunicação e de conhecimento que cumprem a função política de imposição ou de legitimação da dominação. Nesse estudo, é central o conceito de poder simbólico. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de poder simbólico segundo Bourdieu.


a) O poder que pode ser exercido sem a cumplicidade daqueles que sabem que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem.
b) O poder da infraestrutura econômica da sociedade que determina sobre a superestrutura da sociedade uma visão do mundo e a ação sobre o mundo, portanto é diretamente a expressão ideológica das relações econômicas, sendo exercido e reconhecido como poder, isto é, visto como arbitrário.
c) O poder centralizado nas mãos de um indivíduo ou grupo de indivíduos que detém o controle absoluto sobre as decisões políticas.
d) O poder que se manifesta nas relações sociais, nas quais os indivíduos ou grupos sociais são capazes de impor suas vontades e interesses sobre outros indivíduos ou grupos, mesmo sem o uso da força física.

Essa pergunta também está no material:

112
7 pág.

Fundamentos Histórico de Direito Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O conceito de poder simbólico segundo Pierre Bourdieu é apresentado na alternativa: a) O poder que pode ser exercido sem a cumplicidade daqueles que sabem que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais