Giambiagi e Além (2000) apontam que tais funções estão atreladas à aplicação governamental de políticas fiscais. Respectivamente a cada categor supracitada, os autores exemplificaram as atribuições de cada função conforme segue. Sobre a economia:
I – Função distributiva: refere-se ao ajustamento da distribuição da renda pessoal para assegurar conformidade com o que a sociedade considera um situação “justa” de distribuição. Se você considerar os impostos enquanto função do Estado, pode perceber no Brasil a sua progressividade.
II – Função alocativa: diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos. Ela se justifica quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, o uso desse tipo de ferramenta de aç é eficaz no caso de “falha de mercado”, por exemplo, na presença de externalidades ou bens públicos.
III – Função estável: Um sistema estável deve apresentar uma saída limitada para uma dada entrada limitada, A estabilidade de um sistema relaciona-se com as raízes da equação característica da função de transferência do sistema.
IV – Função estabilizadora: relacionada à política orçamentária destinada a manter o pleno emprego, níveis de preços, estabilidade razoável dos pagamentos internacionais e crescimento econômico moderado. Em outras palavras, o objetivo da adoção de políticas é estabilizar as oscilações de preços, empregos e taxas de câmbio.
Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso. ( ) Posicionamento da empresa por intermédio de planejamento e estratégias organizacionais ( ) Resposta estratégica rápida para administrar problemas ( ) Cada um tem sua forma particular de adquirir o principal fator de aprendizagem ( ) Gestão sistemática da resistência durante a instalação da estratégia A sequência CORRETA é:
a) F, V, V, F b) V, F, F, V c) V, V, F, V d) F, F, V, V
Da presença de um efetivo processo de planejamento do setor público decorre de pouca predominância do desfoque financeiro que, normalmente, é indispensável aos orçamentos públicos. a) O setor público é composto por órgãos e administrações públicas. b) O setor público possui três níveis de governo. c) O planejamento é importante para o setor público. d) O desfoque financeiro é indispensável aos orçamentos públicos.
Complete a frase com as palavras corretas: O planejamento visa desenvolver processos, técnicas e __________________que permitam avaliar o impacto futuro das ___________atuais, a fim de reduzir a incerteza no processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumentar a __________de cumprimento dos objetivos e desafios colocados para a ______________maximizando resultados e minimizando defeitos.
Os órgãos e administrações públicas que compõem o setor público têm ao menos três níveis de governo. EXCETO:
a) O governo federal. b) O governo estadual. c) O governo municipal. d) A administração regional.
Quando falamos do plano de marketing, é a transformação do exercício mental de planejar em ações eficazes que incorporam o ato de planejar. O plano de marketing está relacionado, EXCETO:
O plano é um documento formal que descreve as atividades de marketing que serão realizadas em um período de um a três anos. O plano é um processo que envolve a análise da situação de marketing, o desenvolvimento de objetivos de marketing, a formulação de estratégias de marketing, a implementação de programas de marketing e o controle de marketing. O plano é um documento que deve ser atualizado regularmente para refletir as mudanças no ambiente de marketing. O plano ideal ignora as atividades mais importantes que serão realizadas em período de um a três anos.
Os teóricos indicam atributos fundamentais para a gestão estratégica, assinale a alternativa INCORRETA:
A gestão estratégica é um processo contínuo. A gestão estratégica envolve a análise do ambiente externo e interno da organização. A gestão estratégica envolve a formulação de estratégias. Executar e desenvolve as informações de estratégia empresarial presentes passado das organizações.