Buscar

Sobre as Capitanias Hereditárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O projeto fracassou em praticamente todas as...

Sobre as Capitanias Hereditárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O projeto fracassou em praticamente todas as capitanias, sendo que apenas a de Pernambuco e a de São Vicente obtiveram algum sucesso.
( ) A partir de 1534, o rei português D. João III organiza a doação de 15 lotes de terras, conhecidos como Capitanias hereditárias, a 12 fidalgos.
( ) O fracasso das Capitanias hereditárias deu-se pela forma de colonização intensiva que almejou ir contra as demarcações do Tratado de Tordesilhas.
( ) Com o insucesso do projeto de Governo Geral, a coroa portuguesa passa a investir em um modelo de ocupação financiado pelos donatários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - F.
B F - V - V - V.
C V - V - F - V.
D V - V - F - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
7 pág.

História do Brasil Imperial Universidade Estadual do MaranhãoUniversidade Estadual do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V - V - F - F. Justificativa: - (V) O projeto fracassou em praticamente todas as capitanias, sendo que apenas a de Pernambuco e a de São Vicente obtiveram algum sucesso. - (V) A partir de 1534, o rei português D. João III organiza a doação de 15 lotes de terras, conhecidos como Capitanias hereditárias, a 12 fidalgos. - (F) O fracasso das Capitanias hereditárias deu-se pela forma de colonização intensiva que almejou ir contra as demarcações do Tratado de Tordesilhas. Na verdade, o fracasso se deu por diversos fatores, como a falta de recursos dos donatários, a resistência dos índios e a concorrência com os franceses e holandeses. - (F) Com o insucesso do projeto de Governo Geral, a coroa portuguesa passa a investir em um modelo de ocupação financiado pelos donatários. Na verdade, após o fracasso das Capitanias Hereditárias, a Coroa Portuguesa criou o Governo-Geral para administrar a colônia diretamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais