Buscar

1) Paulo VI em seu discurso ao final do Concílio, imbuído desta nova consciência, interpretou a relação Igreja-Mundo como relação onde esta é servi...

1)

Paulo VI em seu discurso ao final do Concílio, imbuído desta nova consciência, interpretou a relação Igreja-Mundo como relação onde esta é servidora da humanidade. Recuperando a dimensão profética da Igreja a partir do humano, em um mundo pluralista, secular e desigual.

Novas circunstâncias históricas da modernidade favoreceram o novo descobrimento da realidade humana da Igreja (COMBLIN, 2002) influenciando a abertura proposta no Vaticano II.

 

COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.

 

Quanto à Eclesiologia proposta pelo Concílio Vaticano II, julgue se as assertivas são Verdadeiras ou falsas.

 

( ) O Vaticano II faz com que a concepção de Povo de Deus valorize a noção de sociedade desigual em sua eclesiologia, reforçando a hierarquia da Igreja e sua função de única detentora da Verdade Divina, descartando o ecumenismo.

  

( )  O Vaticano II, ao reconhecer os frutos positivos do movimento litúrgico, patrístico, bíblico, e ecumênico, nos permitiu entender a profundidade do redimensionamento na compreensão da Igreja.

 

( ) Pelas intervenções de muitos participantes, Paulo VI propõe mudança substancial do esquema De Ecclesia removendo um capítulo sobre o Povo de Deus em geral e deixando para tratar de hierarquia e laicato com prioridade.

 

( )  A Igreja, que possui muitos serviços e carismas, na qual diferentes pessoas de diferentes etnias constituem a unidade interna, coesa pela fé em Cristo Jesus e inspiradas pelo Espírito Santo.

Assinale a alternativa que julga corretamente as afirmações.

Alternativas:

  • a)
  • V - V - V - V.
  • b)
  • F - V - F - V.
  • c)
  • V - F - V - F.
  • d)
  • V - F - F - V.
  • e)
  • F - V - V - F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) V - F - F - V. Justificativa: - A primeira afirmação é falsa, pois o Vaticano II valoriza a noção de sociedade igualitária em sua eclesiologia, reforçando a importância do ecumenismo e a participação ativa dos leigos na Igreja. - A segunda afirmação é verdadeira, pois o Vaticano II reconheceu a importância dos movimentos litúrgico, patrístico, bíblico e ecumênico para a compreensão da Igreja. - A terceira afirmação é falsa, pois Paulo VI não propôs mudanças substanciais no esquema De Ecclesia, mas sim aprimoramentos e atualizações. - A quarta afirmação é verdadeira, pois a Igreja é composta por diferentes serviços, carismas e pessoas de diferentes etnias, unidas pela fé em Cristo Jesus e inspiradas pelo Espírito Santo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes