Logo Passei Direto
Buscar
Em uma secretaria da prefeitura, havia dois servidores temporários para cada cinco efetivados por concurso. Após novo concurso público, foi mantido o mesmo número de servidores da secretaria, mas 8 servidores concursados ingressaram em substituição a 8 temporários, e a razão entre esses dois tipos de contratados passou a ser de 2 para cada 19. Nessa secretaria há (A) 49 servidores. (B) 46 servidores. (C) 42 servidores. (D) 40 servidores.
User badge image
Jessica Cavalcanti

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Antes do novo concurso público, a razão entre servidores temporários e efetivados era de 2 para cada 5, ou seja, a cada 7 servidores, 2 eram temporários e 5 eram efetivados. Após o novo concurso, 8 servidores efetivados entraram em substituição a 8 temporários, mantendo o mesmo número total de servidores na secretaria. Isso significa que agora há 13 servidores efetivados e 6 temporários, totalizando 19 servidores. A razão entre temporários e efetivados agora é de 6 para 13, ou seja, a cada 19 servidores, 6 são temporários e 13 são efetivados. Para encontrar o número total de servidores na secretaria, podemos montar a seguinte proporção: 2/5 = 6/x 2x = 30 x = 15 Portanto, antes do novo concurso havia 15 servidores na secretaria. Como 8 efetivados entraram em substituição a 8 temporários, o número de temporários permaneceu o mesmo, ou seja, 2. O número de efetivados agora é de 13. Assim, o número total de servidores na secretaria é de 15 (antes do concurso) + 8 (efetivados que entraram em substituição a temporários) = 23. A razão entre temporários e efetivados é de 6 para 13, o que significa que há 6 temporários e 13 efetivados na secretaria. Portanto, a alternativa correta é a letra D) 40 servidores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A alternativa em que consta a figura de linguagem predominante no título “Um sol pra cada um” e sua correta conceituação é
(A) hipérbole, uma vez que se exagera uma ideia, com uma finalidade expressiva de potencializar a informação de que o calor tem sido excessivo no Estado do Pará.
(B) paradoxo, já que afirmar a existência de mais de um sol corresponde a uma ideia contrastante, absurda, contraditória, chamando a atenção do leitor para a notícia em questão.
(C) gradação, tendo em vista que se observa a junção de palavras cujos sentidos se completam em progressão, cumulativamente, intensificando a ideia de que o calor no Estado do Pará está extenuante.
(D) ironia, pois há uma sugestão, no título em questão, de uma ideia contrária à realidade dos fatos, em que se afirma a existência de mais de um sol, quando, de fato, só há um, com o intuito de atribuir um efeito ambíguo ao título da notícia.

O vocábulo “águas” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo que a palavra
(A) Belém.
(B) Betânia.
(C) fenômeno.
(D) têm.

Sobre o uso dos verbos sublinhados no trecho “A médica dermatologista Luisa Lobato orienta a todos a beberem bastante água, passar bastante hidratante na pele, tanto no rosto quanto no corpo, e fazer uso de protetor solar, sendo o retoque correto a cada três horas”, é correto afirmar que são empregados, respectivamente, no
(A) subjuntivo, indicativo e gerúndio.
(B) infinitivo, gerúndio e particípio.
(C) indicativo, infinitivo e gerúndio.
(D) imperativo, gerúndio e infinitivo.

O propósito principal da charge acima é
(A) fazer uma séria crítica a pessoas movidas por interesses pessoais, uma vez que, no segundo balão, o personagem da direita revela sua intenção egoísta de só se aproximar de amigos que tenham piscina ou ar-condicionado. Em se tratando do título, este não tem uma relação direta com o conteúdo dos balões apresentados na charge.
(B) alertar os leitores acerca do tratamento que deve ser dispensado a amigos detentores de posses, que tenham condições financeiras de ter uma piscina ou um ar-condicionado.
(C) transmitir uma “moral da história”, a fim de ensinar as futuras gerações a manter um relacionamento saudável com os amigos.
(D) veicular um efeito humorístico, pela quebra de expectativa, pois o conteúdo proposicional do primeiro balão faz o leitor esperar uma “lição de vida”, mas, no segundo balão, são reveladas as verdadeiras intenções do personagem que se pronuncia na charge, motivado pela “onda de calor” anunciada no título.

Mais conteúdos dessa disciplina