Buscar

O contrato administrativo é de finalidade pública, bilateral, formal, sinalagmático, comutativo, de adesão, personalíssimo e de licitação prévia. J...

O contrato administrativo é de finalidade pública, bilateral, formal, sinalagmático, comutativo, de adesão, personalíssimo e de licitação prévia. Já o contrato de compra e venda é oneroso, translativo, bilateral e geralmente comutativo.

 

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Com os avanços das tendências neoliberais houve certa flexibilização da característica de adesão dos contratos administrativos.

 

II. Com a promulgação da Lei n. 14. 133/ 2021, houve a revogação da Lei n. 8.666/1993 e consequentemente da característica de adesão dos contratos administrativos.

 

III. . A nova Lei de Licitações (14.133/ 2021), precedida pela Lei 8.666/ 1993, trouxe consigo uma aproximação das normas do Direito Privado, privilegiando a proeminente posição do contratado.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a) I, II e III.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) II e III, apenas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I e II, apenas. Justificativa: I. Com os avanços das tendências neoliberais houve certa flexibilização da característica de adesão dos contratos administrativos. - Correta. Com a adoção de políticas neoliberais, houve uma flexibilização da característica de adesão dos contratos administrativos, permitindo que o particular possa negociar algumas cláusulas do contrato. II. Com a promulgação da Lei n. 14. 133/ 2021, houve a revogação da Lei n. 8.666/1993 e consequentemente da característica de adesão dos contratos administrativos. - Incorreta. A Lei n. 14.133/2021 não revogou a Lei n. 8.666/1993, mas sim a Lei n. 10.520/2002, que tratava sobre o pregão. III. A nova Lei de Licitações (14.133/ 2021), precedida pela Lei 8.666/ 1993, trouxe consigo uma aproximação das normas do Direito Privado, privilegiando a proeminente posição do contratado. - Incorreta. A nova Lei de Licitações (14.133/2021) trouxe algumas mudanças em relação à Lei n. 8.666/1993, mas não houve uma aproximação das normas do Direito Privado, e sim uma modernização das normas de licitações e contratos administrativos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando