Buscar

198 (UECE) Um corpo de massa m = 250 g está em contato com uma mola, de massa desprezível, comprimida de uma distância de 25 cm do seu tamanho orig...

198 (UECE) Um corpo de massa m = 250 g está em contato com uma mola, de massa desprezível, comprimida de uma distância de 25 cm do seu tamanho original. A mola é então solta e empurra o corpo em direção a um círculo de raio 50 cm, conforme indicado na figura. Suponha que não haja atrito em nenhuma superfície. A constante de mola K, necessária para que o corpo complete a volta em torno do círculo, é, pelo menos:

A energia potencial elástica armazenada na mola é igual à energia cinética do corpo quando ele completa a volta em torno do círculo.
A energia cinética do corpo quando ele completa a volta em torno do círculo é igual à energia potencial gravitacional do corpo quando ele está no ponto mais baixo do círculo.
A força centrípeta que atua sobre o corpo é igual à força elástica da mola.
a) 100 kg/s²
b) 80 kg/s²
c) 40 kg/s²
d) 20 kg/s²

Essa pergunta também está no material:

Quase-1000-problemas-resolvidos 35
1 pág.

Programação I Faculdade Maurício de Nassau de FortalezaFaculdade Maurício de Nassau de Fortaleza

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para que o corpo complete a volta em torno do círculo, a força centrípeta que atua sobre o corpo deve ser igual à força elástica da mola. A força centrípeta é dada por Fc = m * v² / r, onde m é a massa do corpo, v é a velocidade do corpo e r é o raio do círculo. A força elástica da mola é dada por Fe = -k * x, onde k é a constante de mola e x é a deformação da mola. Como a energia potencial elástica armazenada na mola é igual à energia cinética do corpo quando ele completa a volta em torno do círculo, temos: 1/2 * k * x² = 1/2 * m * v² Como o corpo parte do repouso, a velocidade do corpo no ponto mais baixo do círculo é dada por v = sqrt(2 * g * h), onde g é a aceleração da gravidade e h é a altura do ponto mais baixo do círculo em relação ao ponto onde a mola foi solta. Temos: v = sqrt(2 * g * r) Substituindo v na equação da energia potencial elástica, temos: 1/2 * k * x² = 1/2 * m * (sqrt(2 * g * r))² 1/2 * k * x² = m * g * r Substituindo os valores, temos: 1/2 * k * (0,25)² = 0,25 * 9,8 * 0,5 1/2 * k * 0,0625 = 1,225 k = 39,2 N/m Portanto, a alternativa correta é a letra c) 40 kg/s².

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais