Buscar

David Hume (1711-1776) foi um filósofo que levou o empirismo às últimas consequências. Para Hume o conteúdo da mente humana são percepções, que se ...

David Hume (1711-1776) foi um filósofo que levou o empirismo às últimas consequências. Para Hume o conteúdo da mente humana são percepções, que se dividem em duas grandes classes: as impressões e as ideias. As impressões referem-se à força ou à vivacidade com que as percepções se apresentam a nossa mente; enquanto as ideias referem-se à ordem e à sucessão temporal com que elas se apresentam. Dessa maneira Hume fundamenta o seu empirismo. Sobre o empirismo de David Hume, assinale a alternativa CORRETA:

David Hume postula que há uma identidade permanente da consciência individual, concordando com as ideias dos filósofos racionalistas.
David Hume conclui que não há uma identidade permanente da consciência individual como postula os filósofos racionalistas.
Para o filósofo empirista, as ideias se originam da experiência sensível, e nossa consciência é um “feixe de representações” formado pelo conjunto de ideias que percebemos no mundo das experiências sensoriais.
O empirismo de Hume se adequou muito bem ao empirismo proposto pelo filósofo inglês John Locke.
A. Apenas a afirmativa 1 está correta.
B. Apenas a afirmativa 2 está correta.
C. Apenas a afirmativa 3 está correta.
D. Apenas a afirmativa 4 está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
6 pág.

Fundamentos Filosóficos do Pensamento Moderno Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "David Hume conclui que não há uma identidade permanente da consciência individual como postula os filósofos racionalistas." Para Hume, a consciência é um fluxo constante de percepções, não havendo uma identidade permanente da consciência individual. Além disso, Hume defende que as ideias se originam da experiência sensível e que nossa consciência é um "feixe de representações" formado pelo conjunto de ideias que percebemos no mundo das experiências sensoriais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais