Logo Passei Direto
Buscar
A argamassa é um material de construção civil formado pela mistura homogênea de aglomerantes (s) agregado miúdo e água com aditivos e adições opcionais. A granulometria do agregado miúdo (areia) tem influência nas propriedades das argamassas, logo, acerca deste assunto analise as afirmacoes a seguir, assinalando V, se verdadeiras e F, se falsas.
( ) Quanto mais fino é o agregado miúdo, melhor será a trabalhabilidade das argamassas.
( ) Quanto mais descontínua for a granulometria do agregado miúdo, pior será a aderência da argamassa.
( ) Quanto maior o teor de grãos angulosos nos agregados miúdos, pior e a retenção de água das argamassas.
( ) Conforme o grau de finura do agregado aumenta, a retração por secagem das argamassas diminui.
A ordem correta de cima para baixo, para preenchimento dos parênteses é:

( ) Quanto mais fino é o agregado miúdo, melhor será a trabalhabilidade das argamassas.
( ) Quanto mais descontínua for a granulometria do agregado miúdo, pior será a aderência da argamassa.
( ) Quanto maior o teor de grãos angulosos nos agregados miúdos, pior e a retenção de água das argamassas.
( ) Conforme o grau de finura do agregado aumenta, a retração por secagem das argamassas diminui.
A) F-V-F-V.
B) F-V-F-F.
C) V-V-V-F.
D) V-V-F-F.
E) V-F-F-V.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a argamassa e a granulometria do agregado miúdo: ( ) Quanto mais fino é o agregado miúdo, melhor será a trabalhabilidade das argamassas. É verdadeira (V). Agregados mais finos geralmente melhoram a trabalhabilidade da argamassa, pois preenchem melhor os vazios entre os grãos maiores. ( ) Quanto mais descontínua for a granulometria do agregado miúdo, pior será a aderência da argamassa. É falsa (F). Uma granulometria mais descontínua pode melhorar a aderência, pois permite uma melhor compactação e preenchimento dos vazios. ( ) Quanto maior o teor de grãos angulosos nos agregados miúdos, pior é a retenção de água das argamassas. É verdadeira (V). Grãos angulosos tendem a ter uma maior área de superfície e podem dificultar a retenção de água, pois criam mais espaços vazios. ( ) Conforme o grau de finura do agregado aumenta, a retração por secagem das argamassas diminui. É falsa (F). Na verdade, quanto mais fino o agregado, maior a área de superfície exposta, o que pode aumentar a retração por secagem. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: D) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A ordem correta de cima para baixo, para preenchimento dos parênteses é: B) F-V-F-F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para se aplicar emboço em uma parede de 1 m2 e assim prepará-la para o recebimento de cerâmica, são necessários 0,02 m3 de argamassa, 0,45h de pedreiro e 0,15h de servente. Sabe-se ainda que para se preparar 1 m3 de argamassa em betoneira são necessários 1,15 m3 de areia média, 175 kg de cal hidratada, 200 kg de cimento Portland composto e 4h de operador de betoneira. Dessa forma, para emboçar 20 m2 de parede:


A) é necessário menos de uma hora para preparar a argamassa em betoneira
B) são necessários dois pedreiros e um servente para terminar o serviço em menos de três horas;
C) são necessários mais de 0,5 m³ de agregados;
D) são necessários mais de 125 kg de aglomerantes;
E) são necessários mais de 100 kg de cimento;

No revestimento de paredes e tetos em argamassas inorgânicas à base de cimento, cal, ou ambos, o revestimento de duas camadas, aplicado sobre a base, é constituído de:

A) dois tipos de argamassa (exceto reboco), aplicados em uma demão.
B) dois tipos de argamassa (exceto chapisco), aplicados em uma ou mais demãos.
C) um tipo de argamassa (exceto emboço), aplicado em uma demão.
D) um tipo de argamassa (exceto emboço), aplicado em duas demãos.
E) três tipos de argamassa (exceto reboco), aplicados em duas demãos.
A
B
C
D
E

Conforme se observa na Figura 1, uma das principais patologias em revestimentos está relacionada ao sistema de aplicação dos acabamentos (cerâmicos, pedras etc.), com as argamassas em paredes. Assim, é importante que sejam elaborados um projeto e especificação adequados, detalhando o correto assentamento destes materiais, de forma a observar as diretrizes estabelecidas em norma para execução de revestimento de paredes e tetos com argamassas. Sobre esses processos, bem como acerca dos insumos e etapas construtivas, tem-se que: I – A argamassa pode ser remisturada, sempre que for necessário, para reestabelecer sua trabalhabilidade inicial, desde que este procedimento esteja dentro do prazo de início de pega do cimento e empregando a mínima quantidade de água possível. II – A argamassa tem de ser adequadamente homogeneizada por meio de amassamento manual ou mecânico. O amassamento mecânico deve durar, sem interrupção, o tempo necessário para permitir a perfeita homogeneização. III – O assentamento dos azulejos tem de ser realizado de cima para baixo, em até duas fiadas de cada vez. Na extremidade da borda superior da parede, toma-se como referência a cota prevista para o revestimento do piso. IV – A superfície de aplicação do revestimento deve ser convenientemente preparada para o recebimento da camada de assentamento; assim, de maneira geral, a superfície a ser revestida deve apresentar áreas lisas e com bastante umidade. De acordo com as diretrizes técnicas está correto apenas o que se afirma em:

I – A argamassa pode ser remisturada, sempre que for necessário, para reestabelecer sua trabalhabilidade inicial, desde que este procedimento esteja dentro do prazo de início de pega do cimento e empregando a mínima quantidade de água possível.
II – A argamassa tem de ser adequadamente homogeneizada por meio de amassamento manual ou mecânico. O amassamento mecânico deve durar, sem interrupção, o tempo necessário para permitir a perfeita homogeneização.
III – O assentamento dos azulejos tem de ser realizado de cima para baixo, em até duas fiadas de cada vez. Na extremidade da borda superior da parede, toma-se como referência a cota prevista para o revestimento do piso.
IV – A superfície de aplicação do revestimento deve ser convenientemente preparada para o recebimento da camada de assentamento; assim, de maneira geral, a superfície a ser revestida deve apresentar áreas lisas e com bastante umidade.
A) as alternativas I, III e IV estão corretas.
B) toda as alternativas estão corretas.
C) apenas a II está correta.
D) apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
E) apenas as alternativas I e II estão corretas,

A argamassa é um produto amplamente usado na construção civil, principalmente, no assentamento de alvenarias e revestimentos como: reboco, contrapiso, assentamento e rejuntamento de peças cerâmicas. A respeito desse material, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir: ( ) A norma ABNT NBR 13281 (2005): Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Requisitos classifica as argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos em função da resistência à compressão, resistência à tração na flexão, densidade de massa aparente no estado endurecido, coeficiente de capilaridade, densidade de massa no estado fresco, retenção de água e resistência potencial de aderência à tração. ( ) A resistência à compressão uniaxial de argamassas é realizada segundo os procedimentos da ABNT NBR 13279 (2005): Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Resistência à Tração na Flexão e à Compressão. Para tal, devem ser ensaiados corpos de prova cilíndricos, de diâmetro de 5 cm e altura de 10 cm, ensaiados, ao menos, na idade de 28 dias. ( ) A ABNT NBR 15812 (2010): Alvenaria Estrutural – Blocos de Concreto estabelece que as juntas de assentamento de alvenaria devem ter espessura de 15 mm com tolerância de 3 mm para mais ou para menos. ( ) O chapisco é uma camada de preparo da base ou substrato, aplicado com a finalidade de uniformizar a absorção e melhorar a aderência ao revestimento argamassado aplicado. A sequência correta é

A norma ABNT NBR 13281 (2005): Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Requisitos classifica as argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos em função da resistência à compressão, resistência à tração na flexão, densidade de massa aparente no estado endurecido, coeficiente de capilaridade, densidade de massa no estado fresco, retenção de água e resistência potencial de aderência à tração.
A resistência à compressão uniaxial de argamassas é realizada segundo os procedimentos da ABNT NBR 13279 (2005): Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Resistência à Tração na Flexão e à Compressão. Para tal, devem ser ensaiados corpos de prova cilíndricos, de diâmetro de 5 cm e altura de 10 cm, ensaiados, ao menos, na idade de 28 dias.
A ABNT NBR 15812 (2010): Alvenaria Estrutural – Blocos de Concreto estabelece que as juntas de assentamento de alvenaria devem ter espessura de 15 mm com tolerância de 3 mm para mais ou para menos.
O chapisco é uma camada de preparo da base ou substrato, aplicado com a finalidade de uniformizar a absorção e melhorar a aderência ao revestimento argamassado aplicado.
A) F-F-F-V.
B) V-F-F-V.
C) F-V-V-F.
D) V-V-V-F.
E) V-F-V-V.

Mais conteúdos dessa disciplina