Buscar

Fale sobre os três tipos de tecido muscular existentes e onde cada um se encontra. O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digest...

Fale sobre os três tipos de tecido muscular existentes e onde cada um se encontra.

O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentos peristálticos.
O tecido muscular estriado esquelético está presente nos músculos que realizam movimentação do esqueleto e possui contração voluntária.
O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária e é encontrado no coração.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES SISTEMA MUSCULAR - ALUNOS (2)
2 pág.

Educação Especial Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Existem três tipos de tecido muscular: o tecido muscular liso, o tecido muscular estriado esquelético e o tecido muscular estriado cardíaco. O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório, como o estômago e o intestino, e também em órgãos como o útero e os vasos sanguíneos. Ele é responsável pelos movimentos peristálticos, que ajudam a empurrar o alimento pelo sistema digestório, além de controlar o fluxo sanguíneo. O tecido muscular estriado esquelético é encontrado nos músculos que realizam movimentação do esqueleto, como os músculos das pernas, braços e costas. Ele possui contração voluntária, ou seja, é controlado pela nossa vontade, e é responsável pela movimentação do corpo. O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado apenas no coração e apresenta contração involuntária, ou seja, não é controlado pela nossa vontade. Ele é responsável por manter o fluxo sanguíneo no corpo, garantindo que o sangue seja bombeado para todas as partes do organismo.

0
Dislike0
User badge image

Isabela Freitas

"O tecido muscular pode ser dividido em três grupos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco. Falaremos um pouco mais sobre cada um desses tipos:"

"Tecido muscular estriado esquelético
Apresenta células longas, cilíndricas e com vários núcleos, os quais estão localizados na periferia delas. Como o nome sugere, esse tecido apresenta estriações, sendo elas transversais. Seus feixes de células são longos e podem atingir até 30 cm, enquanto o diâmetro das fibras varia entre 10 µm a 100 µm.

Cada fibra muscular apresenta uma série de feixes de filamentos, as miofibrilas. Quatro proteínas diferentes são encontradas nessas miofibrilas (miosina, actina, tropomiosina e troponina), e são a miosina e actina as mais abundantes.

Quando vistas pelo microscópio óptico, as fibras musculares esqueléticas apresentam alternância de faixas claras e escuras que garante o padrão de estriações transversais.


"Tecido muscular estriado cardíaco
Está localizado no coração e, assim como o anterior, apresenta estriações em suas células. Elas são alongadas e ramificadas, sendo essas ramificações unidas por estruturas denominadas discos intercalares.

Esses discos transmitem sinais de uma célula para outra, garantem a sincronização da contração cardíaca e atuam impedindo que as células separem-se quando ocorre o batimento do coração. Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região.

As contrações do músculo estriado cardíaco são involuntárias, ou seja, acontecem independentemente do nosso controle. Nesse tipo de músculo, as células apresentam uma série de mitocôndrias, o que é fácil de ser compreendido, uma vez que elas possuem grande metabolismo e necessitam constantemente de ATP."


"Tecido muscular não estriado ou liso"

"É formado por células que não apresentam estriações, sendo essa uma característica que permite fácil diferenciação dos outros tipos de tecido. Suas células são longas, com centro mais espesso e extremidades afiladas. Elas apresentam apenas um único núcleo, disposto no centro de cada uma delas.

O tecido muscular não estriado apresenta contração involuntária, não vigorosa como observado nos outros tecidos. A contração é controlada pelo sistema nervoso autônomo. Esse tecido é encontrado formando as paredes de vários órgãos internos, tais como as do trato digestório, da bexiga e até mesmo das artérias"
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes