Buscar

2. O que são testes treponêmicos? Cite um exemplo e explique como é realizado. Os testes treponêmicos são testes qualitativos e indicam se o usuár...

2. O que são testes treponêmicos? Cite um exemplo e explique como é realizado.

Os testes treponêmicos são testes qualitativos e indicam se o usuário teve contato com o patógeno treponema pallidum em algum momento da sua vida e desenvolveu anticorpos específicos.
FTA-ABS é um exemplo de teste treponêmico.
O teste FTA-ABS é realizado utilizando uma técnica de fluorescência indireta. Em uma lâmina de vidro, o treponema pallidum é fixado em áreas demarcadas e a amostra diluída é colocada sobre essas demarcações. Caso a amostra contenha os anticorpos antitreponema pallidum, quer dizer que o paciente é reagente e caso não haja esses anticorpos, o resultado é negativo.
A amostra desse teste deve ser diluída a 1-5 com um extrato de cultura de treponema Reier não patogênico. Essa diluição é feita para remover os demais anticorpos treponêmicos que são comuns a outros não patógenos, deixando a amostra mais limpa para um melhor e mais preciso resultado.

Essa pergunta também está no material:

Estudo de caso2
2 pág.

Topicos Integradores II Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os testes treponêmicos são testes sorológicos que detectam a presença de anticorpos específicos contra o Treponema pallidum, o agente causador da sífilis. Esses testes são utilizados para diagnosticar a sífilis e também para monitorar a resposta do paciente ao tratamento. O FTA-ABS (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption) é um exemplo de teste treponêmico. Ele é realizado utilizando uma técnica de fluorescência indireta. Em uma lâmina de vidro, o Treponema pallidum é fixado em áreas demarcadas e a amostra diluída é colocada sobre essas demarcações. Caso a amostra contenha os anticorpos antitreponema pallidum, quer dizer que o paciente é reagente e caso não haja esses anticorpos, o resultado é negativo. A amostra desse teste deve ser diluída a 1-5 com um extrato de cultura de treponema Reiter não patogênico. Essa diluição é feita para remover os demais anticorpos treponêmicos que são comuns a outros não patógenos, deixando a amostra mais limpa para um melhor e mais preciso resultado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes