Buscar

Considerando o conceito de biodisponibilidade, avalie as asserções abaixo. I ¿ A biodisponibilidade é uma característica inerente ao fármaco e, por...

Considerando o conceito de biodisponibilidade, avalie as asserções abaixo. I ¿ A biodisponibilidade é uma característica inerente ao fármaco e, portanto, independe da via de administração. II ¿ O mesmo fármaco quando administrado por vias diferentes apresentará diferentes biodisponibilidades. Isto pode justificar a não equivalência nas doses de medicamentos contendo um mesmo fármaco, para um mesmo perfil de paciente e indicação clínica, mas que diferem na via de administração. III ¿ O único fator que influencia na biodisponibilidade é o metabolismo de primeira passagem. É correto apenas o que se afirma em:

A biodisponibilidade é uma característica inerente ao fármaco e, portanto, independe da via de administração.
O mesmo fármaco quando administrado por vias diferentes apresentará diferentes biodisponibilidades. Isto pode justificar a não equivalência nas doses de medicamentos contendo um mesmo fármaco, para um mesmo perfil de paciente e indicação clínica, mas que diferem na via de administração.
O único fator que influencia na biodisponibilidade é o metabolismo de primeira passagem.
II e III
I.
III.
II.

Essa pergunta também está no material:

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA
4 pág.

Farmacologia e Farmacocinética Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e III. A afirmação I está incorreta, pois a biodisponibilidade não é uma característica inerente ao fármaco, mas sim uma medida da fração do fármaco que atinge a circulação sistêmica após a administração. A afirmação II está correta, pois a biodisponibilidade pode variar de acordo com a via de administração do fármaco. A afirmação III está incorreta, pois outros fatores, além do metabolismo de primeira passagem, podem influenciar na biodisponibilidade, como a solubilidade do fármaco, a formulação do medicamento e a presença de alimentos no trato gastrointestinal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais