Buscar

Lucas Paquetá empregado do CERS voltando para a empresa, durante sua jornada de trabalho vindo de um trabalho externo, sofre um acidente quando o m...

Lucas Paquetá empregado do CERS voltando para a empresa, durante sua jornada de trabalho vindo de um trabalho externo, sofre um acidente quando o motorista da empresa perde o controle do veículo e bate violentamente em outro carro, fraturando o braço, sendo imediatamente socorrido e hospitalizado, diante da hipótese responda?
A) Caso o trabalhador fique imobilizado por 25 dias e só retorne ao trabalho após esse período, teria ele garantia de emprego de 1 ano após seu retorno?

Resposta:
Sim, com a obtenção da alta médica a garantia do emprego por um ano seria contada a partir desta data. Segundo a súmula n° 378 do TST, são pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e o recebimento do benefício previdenciário para conseguir a estabilidade do acidentado por 12 meses.

B) Comprovada a culpa do motorista da empresa no acidente e sendo ele dispe

O trabalhador teria garantia de emprego por um ano após a obtenção da alta médica.
A súmula n° 378 do TST estabelece que são pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e o recebimento do benefício previdenciário para conseguir a estabilidade do acidentado por 12 meses.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

PRÁTICA SIMULADA TRABALHISTA - OAB
4 pág.

Direito Processual do Trabalho II Centro Universitário do Distrito FederalCentro Universitário do Distrito Federal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente a afirmativa I está correta. A súmula n° 378 do TST estabelece que são pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e o recebimento do benefício previdenciário para conseguir a estabilidade do acidentado por 12 meses. No caso apresentado, o trabalhador ficou imobilizado por 25 dias e só retornou ao trabalho após esse período, tendo, portanto, garantia de emprego por um ano após a obtenção da alta médica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais