Buscar

Conforme o Papa Bento XVI se pronunciou no Angelus em 06 de novembro de 2005, Tendo a Constituição Conciliar Dei Verbum impresso forte estímulo à v...

Conforme o Papa Bento XVI se pronunciou no Angelus em 06 de novembro de 2005, Tendo a Constituição Conciliar Dei Verbum impresso forte estímulo à valorização da Palavra de Deus, e deste derivou-se profundo renovo da vida da Comunidade da Igreja, especialmente na teologia, na pregação, na espiritualidade, na catequese e nas relações ecumênicas. Certamente é a Palavra de Deus que, através da ação do Espírito Santo, conduz os crentes à plenitude da verdade e isto corrobora o texto do Evangelho de João 16.13 “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.”

 

Julgue as assertivas abaixo que falam sobre a Dei Verbum:

 

I - A própria escrita de Paulo deixa clara a prioridade da prática ritual e litúrgica, com o intuito de nela encontrar a norma que regulamenta a prática sacramental. O que nos permite estabelecer, também, uma íntima ligação entre Tradição e Sagrada Escritura, conforme descrita na Dei Verbum.

 

II - A sagrada Teologia apoia-se, como em seu fundamento perene, na palavra de Deus escrita e na sagrada Tradição, e nela se consolida firmemente e sem cessar se rejuvenesce, investigando, à luz da fé, toda a verdade contida no mistério de Cristo.

 

III - A Teologia se sustenta na análise histórico crítica que prevê a duvida sobre a escrita e a Tradição, rejeitando qualquer forma de domínio de Cristo que não subsista na avaliação do contexto social, político, econômico e histórico, em última instância.

 

IV - A liberdade de acesso à Bíblia proporcionada pelo advento da imprensa não contribuiu para o crescimento da procura pelo texto sagrado, e nem mesmo desenvolveu um espírito de busca da Palavra no coração dos fiéis, fazendo com que estes permanecessem submissos à interpretação dos clérigos.

Assinale a alternativa que julga corretamente as assertivas.

Alternativas:

  • a)
  • Estão corretas apenas I e II.
  • b)
  • Estão corretas apenas III e IV.
  • c)
  • Estão corretas apenas II e III.
  • d)
  • Estão corretas apenas I e IV.
  • e)
  • Estão corretas apenas II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Jose Barbosa

a)      Estão corretas apenas I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes