Buscar

no: 2021 Banca: Unoesc Órgão: Prefeitura de Maravilha - SC Prova: Unoesc - 2021 - Prefeitura de Maravilha - SC - Professor de Matemática. Analise a...

no: 2021 Banca: Unoesc Órgão: Prefeitura de Maravilha - SC Prova: Unoesc - 2021 - Prefeitura de Maravilha - SC - Professor de Matemática. Analise as afirmativas e assinale a incorreta:

a.

O que é etnomatemática e suas características? A Etnomatemática consiste em compreender e valorizar a existência da matemática vivenciada na prática por artesãos, pescadores, pedreiros, costureiras, comerciantes ambulantes, entre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência.

b.

Quem criou a etnomatemática? Historicamente, a palavra Etnomatemática surgiu na década de 50, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da Matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais, tendo Ubiratan D'Ambrósio como precursor e idealizador aqui no Brasil.

c.

Qual é a relevância da Etnomatemática para o trabalho do professor em sala de aula? A Etnomatemática contribui com um dos mais importantes princípios do processo educativo, ou seja, começar a partir daquilo que o aluno sabe, visto que o mesmo certamente não é uma tábula rasa, mais sim constitui-se em indivíduo prenhe de experiências significativas ao processo ensino-aprendizagem.

d.

Como usar a etnomatemática na sala de aula? Outra forma de desenvolver a prática pedagógica à luz da Etnomatemática é solicitar que os estudantes visitem outros grupos culturais e pesquisem saberes e fazeres que possam ser reconhecidos como matemáticos, trazendo-os para discussão em sala de aula.

e.

Quem desenvolveu a etnomatemática foi Marx, buscando construir uma nova forma de entender o mundo, consolidando sua dialética fundada no materialismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "e", pois a etnomatemática não foi desenvolvida por Marx, mas sim por Ubiratan D'Ambrósio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais