Buscar

Lar de 25% de todos os gorilas do mundo, a reserva nacional, na República Democrática do Congo, tem sofrido com a violência das milícias locais nas...

Lar de 25% de todos os gorilas do mundo, a reserva nacional, na República Democrática do Congo, tem sofrido com a violência das milícias locais nas últimas duas décadas. Cinco guardas florestais e um motorista foram assassinados (09/04/2018) no Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo. O local é conhecido por ser o lar de dezenas de espécies de gorilas ameaçados de extinção. O grupo de funcionários teria sido vítima de uma emboscada por parte de milicianos instalados na região, acredita a direção do Virunga. Em comunicado oficial, a instituição diz que 175 guardas florestais da localidade foram mortos nos últimos 20 anos, sendo este último o ataque mais violento da história do parque. Criado em 1925 e tornado Patrimônio Mundial da Unesco em 1979, o Parque Nacional Virunga tem 7,8 mil km² e está localizado na turbulenta parte oriental da República Democrática do Congo, próximo à fronteira com a Uganda. Além de ser o lar de espécies raras de primatas, sobretudo os ilustres gorilas-das-montanhas, e outros animais, como leões, hipopótamos e elefantes, a região é habitada por grupos armados rebeldes, caçadores e extrativistas ilegais e milícias locais, chamadas de Mai Mai. Estes grupos são tidos como os responsáveis pelos assassinatos e o controle das terras e suas riquezas naturais seria um dos principais motivos para os embates. O alto número de mortes violentas nas últimas duas décadas fez com que o Virunga ficasse também conhecido como um dos parques mais perigosos do mundo.



Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:


I. A Legislação Ambiental serve para regulamentar, fiscalizar e aplicar multas e punições em quem não respeita o ecossistema, levando em consideração as leis vigentes de cada país, inclusive para quem defende os ecossistemas.

                                       PORQUE

II. Estima-se que existe assédio, ameaças arbitrárias de prisões e assassinatos de defensores do meio ambiente. Entre 2002 e 2013, foram mortas 908 pessoas, incluindo guardas florestais, inspetores do governo e ativistas em 35 países. Apenas em 2017, 197 defensores do meio ambiente foram assassinados no mundo.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Escolha uma opção:

a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

e. As asserções I e II são proposições falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A afirmação I está correta, pois a legislação ambiental é importante para proteger o meio ambiente e punir aqueles que o desrespeitam. A afirmação II também está correta, pois existem muitos casos de violência contra defensores do meio ambiente em todo o mundo, incluindo guardas florestais e ativistas. A afirmação II justifica a I, pois mostra que a proteção do meio ambiente é importante e que aqueles que a defendem estão em risco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes