A equação de van der Waals é uma equação empírica que corrige a equação dos gases ideais para levar em conta os desvios do comportamento real dos gases. Ela introduz dois parâmetros que dependem do tipo de gás e que representam, respectivamente, as forças de atração e de repulsão entre as moléculas. Esses parâmetros são maiores ou menores dependendo das características das moléculas do gás.
Com base no texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O parâmetro que representa as forças de atração é maior para os gases que apresentam maior polaridade, pois eles possuem forças intermoleculares mais intensas.
PORQUE
II. O parâmetro que representa as forças de repulsão é maior para os gases que apresentam maior massa molar, pois eles possuem moléculas mais volumosas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A-A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B-As asserções I e II são proposições falsas.
C-As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D-As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E-A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição falsa.
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra D: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira, pois os gases que apresentam maior polaridade possuem forças intermoleculares mais intensas, o que aumenta a atração entre as moléculas e, consequentemente, o parâmetro que representa as forças de atração na equação de van der Waals. A asserção II também é verdadeira, pois os gases que apresentam maior massa molar possuem moléculas mais volumosas, o que aumenta a repulsão entre as moléculas e, consequentemente, o parâmetro que representa as forças de repulsão na equação de van der Waals. Além disso, a asserção II é uma justificativa correta da asserção I, pois a maior massa molar dos gases está relacionada com a maior polaridade, já que os gases mais polares tendem a ter moléculas mais pesadas.