Buscar

A liberdade religiosa está relacionada ao conceito de laicidade. É importante frisar que não é necessário que um Estado seja laico para que liberda...

A liberdade religiosa está relacionada ao conceito de laicidade. É importante frisar que não é necessário que um Estado seja laico para que liberdades religiosas existam nele. Um país pode adotar, por exemplo, uma religião oficial, mas permitir que seus cidadãos pratiquem outras religiões que não aquela. É o caso da Dinamarca e do Reino Unido, por exemplo.
Entretanto, um Estado laico, como o Brasil, ao se afirmar como tal, tem o compromisso de separar Estado e religião e de proteger a liberdade religiosa, garantindo esse direito a todos os seus cidadãos. Além disso, como Estado laico, o Brasil não deve influenciar as crenças pessoais de seus cidadãos e não deve permitir que as crenças religiosas de seus governantes tenham influência direta na formulação de suas políticas.
As liberdades religiosas são garantidas por leis específicas, que definem quais são os direitos re


a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Av - Subst 2 - Sociedade Brasileira e Cidadania
7 pág.

Engenharia Civil AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I." A primeira asserção é verdadeira, pois a liberdade religiosa está relacionada ao conceito de laicidade, mas não é necessário que um Estado seja laico para que existam liberdades religiosas nele. A segunda asserção também é verdadeira, pois um Estado laico tem o compromisso de separar Estado e religião e de proteger a liberdade religiosa, além de não influenciar as crenças pessoais de seus cidadãos e não permitir que as crenças religiosas de seus governantes tenham influência direta na formulação de suas políticas. A segunda asserção justifica a primeira, pois reforça a importância da laicidade para a garantia das liberdades religiosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais