Buscar

O que é lâmina basal? Qual sua importância? Qual a diferença entre lâmina basal e membrana basal? Lamina basal é um estrutura que se encontra na s...

O que é lâmina basal? Qual sua importância? Qual a diferença entre lâmina basal e membrana basal?

Lamina basal é um estrutura que se encontra na superfície de contato de um tecido epitelial com um tecido conjuntivo, possui diversas funções como papel estrutural, filtração de moléculas, são capazes de influenciar na polaridade das células e também é local onde o epitélio secreta sua proteínas.
A membrana basal é um estrutura que se localiza também abaixo da região basal de um tecido epitelial, a diferença entre elas é que a lamina basal (voltada para tecido epitelial) é um constituinte dessa membrana, assim como a lamina reticular (voltada para o tecido conjuntivo).

Essa pergunta também está no material:

Tecido Epitelial
4 pág.

Biologia Celular Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A lâmina basal é uma camada extracelular que se encontra na superfície de contato de um tecido epitelial com um tecido conjuntivo. Ela é importante porque possui diversas funções, como papel estrutural, filtração de moléculas, influência na polaridade das células e é o local onde o epitélio secreta suas proteínas. A membrana basal é uma estrutura que se localiza abaixo da região basal de um tecido epitelial. A diferença entre elas é que a lâmina basal (voltada para o tecido epitelial) é um constituinte dessa membrana, assim como a lâmina reticular (voltada para o tecido conjuntivo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais