Buscar

As transformações na sociedade europeia não estavam ocorrendo somente no campo das ideias, como era o caso da consolidação da ciência racional com...

 As transformações na sociedade europeia não estavam ocorrendo somente no campo das ideias, como era o caso da consolidação da ciência racional como ferramenta de interpretação do mundo, como defendiam os iluministas. Há também a consolidação do sistema capitalista, culminando com a Revolução Industrial, que ocorreu em meados do século XVIII e início do XIX na Inglaterra, gerando grandes transformações na vida das pessoas, sobretudo nas que viviam no campo ou do artesanato. Estes temas despertavam o interesse de críticos da época. LORES, Everaldo et al. Sociologia. Curitiba: SEED-PR, 2006. – 266 p. - texto adaptado)

As duas grandes transformações sociais ocorridas nesse período (séc. XVIII e XIX) na Inglaterra que chamaram a atenção dos teóricos da sociologia, foram:


Questão 1

Resposta


A.

. primeiramente, as atividades comerciais com os nativos indígenas (barganhas), que permitiu uma análise profunda dos sociólogos sobre a cultura nativa da América. Em segundo, as interferências culturais advindas dos nativos sobre os europeus.


B.

 primeiramente, a efetivação do pensamento iluminista que colocou o homem como centro de todas as coisas e, em segundo lugar, as grandes navegações que permitiu o encontro com outras culturas sociais.


C.

a primeira, tange às transformações ocorridas nos feudos ingleses onde, através dos cercamentos, os servos foram obrigados a abandonar o campo; a segunda, grande transformação que tange à formação do parlamento inglês.


D.

 a primeira, referente à nova configuração política inglesa que tinha como meta a dominação de todo o território europeu. A segunda teve como reflexo os conflitos religiosos (entre anglicanos e católicos) que durou várias décadas no século XVIII.


E.

primeiramente, a consolidação do capitalismo, através da Revolução Industrial, que alterou as relações do trabalho (do artesão para as indústrias); e, em segundo lugar, a saída do homem do campo para os centros urbanos que acabou por gerar vários problemas sociais, tais como: a hipertrofia social, a violência, a pobreza, dentre outros.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "primeiramente, a consolidação do capitalismo, através da Revolução Industrial, que alterou as relações do trabalho (do artesão para as indústrias); e, em segundo lugar, a saída do homem do campo para os centros urbanos que acabou por gerar vários problemas sociais, tais como: a hipertrofia social, a violência, a pobreza, dentre outros."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais