Buscar

A norma NBR 8036 estabelece as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos, destinadas à elaboração de pro...

A norma NBR 8036 estabelece as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos, destinadas à elaboração de projetos geotécnicos para construção de edifícios. A partir do esquema a seguir, calcule a quantidade mínima de furos de sondagem e assinale a opção correta.

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8036 – Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1983.

Alternativas:

  • No mínimo 9 furos.
  • No mínimo 2 furos.
  • No mínimo 4 furos.
  • No mínimo 3 furos.
  • No mínimo 6 furos.


💡 1 Resposta

User badge image

Eduardo Terceiro

A NBR 8036 estabelece que o número de furos de sondagem deve ser baseado na área da projeção em planta do edifício, tal que seja um furo para cada 200 m², quando a área da projeção do edifício for menor ou igual a 1.200 m². No esquema, tem-se um edifício com área de projeção de 750 m² (30x25), portanto serão necessários no mínimo 3 furos de sondagem. Observa-se que a área de projeção de 750 m² possui três parcelas de 200 m² (3 furos de sondagem) e um excedente de 150 m². Como essa área não chega a 200 m², não é preciso fazer mais um furo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais