Buscar

Considere o fragmento de texto abaixo: “[...] Enfatizou que cada cultura deve ser descrita de modo a ver-se individualizada em termos dos artefatos...

Considere o fragmento de texto abaixo:

“[...] Enfatizou que cada cultura deve ser descrita de modo a ver-se individualizada em termos dos artefatos que a constituem. Sublinhou que culturas não podem ser definidas tão somente pela subdivisão em bases espaciais ou temporais das idades e épocas dos arqueólogos evolucionistas. Em vez disso, os limites geográficos e a duração de cada cultura devem ser estabelecidos empiricamente, e as culturas particulares alinhadas cronologicamente por meio da estratigrafia, seriações e sincronismos. Ele sustentava que o significado histórico de diferentes tipos de artefatos só podia ser verificado considerando-se o papel que desempenhavam nas culturas pré-históricas”. TRIGGER, Bruce. História do Pensamento Arqueológico. São Paulo: Odysseus Editora Ltda, 2004, p.166.

De acordo com a afirmação acima e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que diz respeito às perspectivas da teoria arqueológica histórico cultural:

  1. A partir das críticas feitas a esse grupo foram desenvolvidos métodos de seriação nas décadas seguintes.
  2. A “lei de Kossina” foi questionada a partir das interpretações dos arqueólogos desse grupo, ao compararem fontes diversas indígenas.
  3. A arqueologia histórico cultural pouco acrescentou em termos de métodos à disciplina, devido a sua postura evolucional e de defesa do relativismo cultural.
  4. Os estudos desenvolvidos por esse grupo aproximaram pesquisadores da Arqueologia com os da Antropologia, ao comparar fontes de tempos diferentes. 
  5. Franz Boaz é um representante desse grupo que refutou a perspectiva evolucional defendida com base nas diferenças culturais.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 4: "Os estudos desenvolvidos por esse grupo aproximaram pesquisadores da Arqueologia com os da Antropologia, ao comparar fontes de tempos diferentes." Isso porque a teoria arqueológica histórico-cultural, também conhecida como escola americana, defendia que cada cultura deveria ser estudada individualmente, levando em conta os artefatos que a constituem, e que as culturas não podem ser definidas apenas pela subdivisão em bases espaciais ou temporais. Além disso, essa escola aproximou pesquisadores da Arqueologia com os da Antropologia, ao comparar fontes de tempos diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Perguntas Recentes