Buscar

Antes do lançamento do tributo o processo administrativo tributário corre na forma de meros procedimentos e, após o lançamento do tributo, corre de...

Antes do lançamento do tributo o processo administrativo tributário corre na forma de meros procedimentos e, após o lançamento do tributo, corre de modo contencioso. Sobre a finalidade do modo contencioso assinale a alternativa correta:

Questão 2

Escolha uma opção:

a.

O rito contencioso do lançamento do tributo tem como finalidade o controle interno de sua legalidade.

b.

O rito contencioso do lançamento do tributo tem como finalidade promover a participação do contribuinte na apuração do valor devido.

c.

O rito contencioso do lançamento do tributo tem como finalidade a promoção da ampla defesa do contribuinte.

d.

O rito contencioso do lançamento do tributo tem como finalidade a promoção do contraditório pelo contribuinte.

e.

O rito contencioso do lançamento do tributo ocorre exclusivamente no âmbito do Poder Judiciário para que o controle judicial da sua legalidade seja efetuado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) "O rito contencioso do lançamento do tributo tem como finalidade a promoção da ampla defesa do contribuinte." O modo contencioso é aquele em que há litígio entre as partes, ou seja, o contribuinte discorda do lançamento do tributo e apresenta defesa. A finalidade é garantir a ampla defesa do contribuinte, permitindo que ele apresente argumentos e provas para contestar o lançamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais