Buscar

Uma barra de alumínio de 200 g a 100 °C é colocada dentro de 1 kg de água a 22 °C. Considerando que a água e o alumínio estão isolados do meio exte...

Uma barra de alumínio de 200 g a 100 °C é colocada dentro de 1 kg de água a 22 °C. Considerando que a água e o alumínio estão isolados do meio externo, e sabendo que o calor específico da água é 1 cal/g °C e do alumínio é 0,22 cal/g °C, qual a temperatura de equilíbrio?

A questão trata do cálculo da temperatura de equilíbrio entre uma barra de alumínio e uma massa de água.
O cálculo deve ser feito utilizando a conservação de energia, considerando que a energia perdida pelo alumínio é igual à energia ganha pela água.
A) 143,2°C.
B) 100°C.
C) 429,6J.
D) 25,29°C.
E) 22°C.

Essa pergunta também está no material:

Prova complemento Fisica
4 pág.

Complementos de Física Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a temperatura de equilíbrio entre a barra de alumínio e a água, podemos utilizar a fórmula da conservação de energia: Q_alumínio = Q_água Onde Q é a quantidade de calor, e pode ser calculada pela fórmula: Q = m * c * ΔT Onde m é a massa, c é o calor específico e ΔT é a variação de temperatura. Substituindo os valores na fórmula, temos: Q_alumínio = m_alumínio * c_alumínio * ΔT_alumínio Q_água = m_água * c_água * ΔT_água Como a energia perdida pelo alumínio é igual à energia ganha pela água, temos: m_alumínio * c_alumínio * ΔT_alumínio = m_água * c_água * ΔT_água Substituindo os valores, temos: 0,2 kg * 0,22 cal/g °C * (T_alumínio - 100°C) = 1 kg * 1 cal/g °C * (T_água - 22°C) Resolvendo a equação, encontramos: T_alumínio = (1 * (T_água - 22) / 0,2) + 100 T_alumínio = 5T_água - 78 Substituindo as alternativas na equação, temos que a alternativa correta é a letra A) 143,2°C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais