Buscar

Considerando o conteúdo apreendido em “Política Externa Brasileira Contemporânea”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz um...

Considerando o conteúdo apreendido em “Política Externa Brasileira Contemporânea”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta das características da justiça de transição.


I. A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes autoritários para sociedades democráticas.
II. A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes meritocráticos para sociedades autoritárias.
III. Em muitas dessas transições, Estados autoritários estabeleceram leis de anistia antes que o poder fosse transferido para a sociedade civil, com o objetivo de garantir que os crimes cometidos durante a ditadura não sejam punidos, independentemente de sua natureza.
IV. A Justiça de Transição concilia e julga os crimes cometidos durante a ditadura, garantindo a punição dos responsáveis e a reparação das vítimas.

Essa pergunta também está no material:

APOL Objetiva (3 Tentativa) Política Externa Brasileira - Corrigida
15 pág.

Política Externa Brasileira Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I. A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes autoritários para sociedades democráticas. A justiça de transição é um conjunto de medidas que buscam lidar com as violações de direitos humanos cometidas durante regimes autoritários, com o objetivo de garantir a transição para uma sociedade democrática. A alternativa II está incorreta, pois a justiça de transição não lida com mudanças de regimes meritocráticos para sociedades autoritárias. A alternativa III está parcialmente correta, pois em muitos casos, Estados autoritários estabeleceram leis de anistia antes da transição para a democracia, mas o objetivo era garantir a impunidade dos crimes cometidos durante a ditadura. A alternativa IV está incorreta, pois a justiça de transição não tem como objetivo conciliar, mas sim julgar os crimes cometidos durante a ditadura e garantir a punição dos responsáveis e a reparação das vítimas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais