Buscar

A cartografia e o geoprocessamento estão intimamente ligados pelo espaço geográfico. Dessa forma, enquanto a cartografia ocupa-se em estudar as div...

A cartografia e o geoprocessamento estão intimamente ligados pelo espaço geográfico. Dessa forma, enquanto a cartografia ocupa-se em estudar as diversas formas de representar os elementos que ocorrem no espaço geográfico, o geoprocessamento é um conjunto de ferramentas e técnicas matemáticas e computacionais, utilizados para representar esses elementos.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elaboração da base cartográfica, analise as afirmativas a seguir.

I. A cartografia é a ciência que estuda a prática de fazer mapas, combinando ciência e técnicas que possam representar a realidade presente no espaço geográfico.

II. O geoprocessamento nasceu juntamente com a cartografia, ambas focadas na elaboração de mapas, utilizados para representar o ambiente terrestre e seus elementos.

III. A cartografia nasceu com a finalidade de mapear regiões, como cidades e grandes centros urbanos, buscando auxiliar nas melhores rotas de transporte e moradia.

IV. O geoprocessamento utiliza recursos modernos focados em auxiliar a cartografia na confecção de mapas e na representação dos elementos presentes no espaço geográfico.

Está correto apenas o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apenas a afirmativa I está correta. A cartografia é a ciência que estuda a prática de fazer mapas, combinando ciência e técnicas que possam representar a realidade presente no espaço geográfico. Já o geoprocessamento é um conjunto de ferramentas e técnicas matemáticas e computacionais, utilizados para representar esses elementos. A afirmativa II está incorreta, pois o geoprocessamento surgiu posteriormente à cartografia, com o avanço da tecnologia. A afirmativa III está incorreta, pois a cartografia não nasceu com a finalidade de mapear regiões urbanas, mas sim para representar o espaço geográfico em geral. A afirmativa IV está incorreta, pois o geoprocessamento não auxilia apenas na confecção de mapas, mas também em análises espaciais e tomada de decisões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais