Buscar

Os transformadores trifásicos realizam a adequação de níveis de tensão, e consequentemente níveis de corrente, em sistemas trifásicos. O princípio ...

Os transformadores trifásicos realizam a adequação de níveis de tensão, e consequentemente níveis de corrente, em sistemas trifásicos. O princípio de operação é o mesmo dos transformadores monofásicos, porém as tensões e as correntes possuem um defasamento de 120º entre si. Para que isso seja possível, o transformador trifásico é construído de modo que o fluxo magnético gerado pelas três fases induza as tensões trifásicas defasadas de 120º no secundário do transformador. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.


A Os transformadores trifásicos não precisam ter as bobinas de cada um dos lados (alta tensão e baixa tensão) interligadas.
B Um transformador trifásico pode ser obtido a partir da interligação de três transformadores monofásicos.
C Em transformadores trifásicos de elevadas potências e tensões, os dispositivos de monitoramento e proteção podem ser dispensados.
D Um transformador trifásico possui maior volume e maior custo em relação a um banco de transformadores monofásicos.

Essa pergunta também está no material:

Máquinas Elétricas Transformadores
8 pág.

Transformadores EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Um transformador trifásico pode ser obtido a partir da interligação de três transformadores monofásicos." Isso ocorre porque, em muitos casos, é mais fácil e econômico fabricar e transportar três transformadores monofásicos do que um único transformador trifásico de grande porte. Além disso, a interligação dos três transformadores monofásicos pode ser feita de forma a garantir o correto funcionamento do sistema trifásico.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais