Buscar

Para que dois ou mais transformadores trifásicos possam ser ligados em paralelo, algumas características devem ser analisadas. Existem condições qu...

Para que dois ou mais transformadores trifásicos possam ser ligados em paralelo, algumas características devem ser analisadas. Existem condições que obrigatoriamente devem ser atendidas, e outras que são desejáveis, mas caso não sejam atendidas, não inviabilizam a ligação. Levando em consideração as condições que obrigatoriamente devem ser atendidas, assinale a alternativa correta.


A Transformadores trifásicos de potências diferentes podem ser conectados, mesmo que suas tensões nominais sejam diferentes.
B Dois transformadores trifásicos, sendo um deles com tensões nominais de 13800/220 V e outro com tensões de 13800/380 V podem ser ligados em paralelo.
C Transformadores trifásicos com enrolamentos de mesma polaridade e deslocamento angular diferentes, poderão ser conectados em paralelo.
D Se transformadores trifásicos com diferentes sequências de fase forem conectados em paralelo, haverá sobreaquecimento dos enrolamentos, mas não inviabilizará a ligação.

Essa pergunta também está no material:

Máquinas Elétricas Transformadores
8 pág.

Transformadores EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Transformadores trifásicos com enrolamentos de mesma polaridade e deslocamento angular diferentes, poderão ser conectados em paralelo. Os transformadores trifásicos devem ter a mesma relação de transformação, mesma tensão nominal, mesma impedância percentual e mesma polaridade. Além disso, os transformadores devem ter o mesmo deslocamento angular entre as fases. Caso contrário, podem ocorrer sobrecargas e desequilíbrios na distribuição de carga entre os transformadores. Portanto, a alternativa A está incorreta, pois transformadores trifásicos de potências diferentes não podem ser conectados em paralelo. A alternativa B também está incorreta, pois os transformadores devem ter a mesma tensão nominal. A alternativa D está incorreta, pois a conexão de transformadores trifásicos com diferentes sequências de fase inviabiliza a ligação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais