Buscar

ALENCASTRO, L. F. O Trato dos Viventes. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 250. Os contatos através do oceano eram constantes: os cativos que ch...

ALENCASTRO, L. F. O Trato dos Viventes. São Paulo: Cia das Letras, 2000. p. 250.

Os contatos através do oceano eram constantes: os cativos que chegavam traziam notícias de suas nações, e os marinheiros, os mercadores e os ex-escravos de retorno levavam as novas do Brasil e dos africanos que aqui viviam para uma África que era ainda, no início do século XIX, um continente sem senhores externos.

SILVA, Alberto da Costa. O Brasil, a África e o Atlântico no século XIX. Estudos Avançados. 1994, p. 23.

Tendo em vista os diálogos estabelecidos em função do tráfico atlântico, podemos afirmar que

  • os portugueses foram os pioneiros no comércio de escravos para suprir a demanda por mão de obra na produção de tabaco brasileiro.
  • o comércio de escravizados africanos só se iniciou no século XVIII, quando a população indígena já não era mais numericamente suficiente para as demandas internas.
  • o aumento da produção aurífera na Bahia do século XV desencadeou uma grande demanda por escravos suprida pela Costa da Mina.
  • o comércio atlântico promoveu uma mútua influência entre Brasil e África, a partir de agentes como comerciantes, escravizados e retornados.
  • o tráfico transatlântico promoveu muito influência africana no Brasil, mas o oposto não foi verificado com tanto destaque.


💡 1 Resposta

User badge image

Maria José da Silva Lima

  • o comércio atlântico promoveu uma mútua influência entre Brasil e África, a partir de agentes como comerciantes, escravizados e retornados.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais