Buscar

O texto acima foi extraído da obra Teoria da Restauração, de um pensador que estabeleceu as bases científicas para o campo do restauro tal como o e...

O texto acima foi extraído da obra Teoria da Restauração, de um pensador que estabeleceu as bases científicas para o campo do restauro tal como o entendemos hoje. Trata-se de:

Como produto da atividade humana, a obra de arte coloca, com efeito, uma dúplice instância: a instância estética [...]; a instância histórica [...].
Ter reconduzido o restauro à relação direta com o reconhecimento da obra de arte como tal, torna possível agora dar a sua definição: a restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro.
Cesare Brandi é o teórico que fundamentou o chamado restauro crítico, cujas orientações, em consonância com a Carta de Veneza, orientam as práticas das intervenções de restauração em bens culturais até os dias de hoje.
Ao considerar a dupla polaridade dos bens enquanto obras de arte, leva em conta seus aspectos documentais (polaridade histórica), estéticos e simbólicos (polaridade artística).
Cesare Brandi.
Giovanni Morelli.
Alois Riegl.

Essa pergunta também está no material:

Restauro e Antiquario av2
9 pág.

Patrimônio e Restauro Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto acima foi extraído da obra Teoria da Restauração, de Cesare Brandi, um pensador que estabeleceu as bases científicas para o campo do restauro tal como o entendemos hoje.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais