Buscar

A transferência de matéria e energia ao longo das cadeias alimentares é um dos pilares fundamentais para a compreensão do funcionamento dos ecossis...

A transferência de matéria e energia ao longo das cadeias alimentares é um dos pilares fundamentais para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas. Os estudos realizados nesse campo da Ecologia foram inicialmente desenvolvidos através da utilização de métodos óticos (ex. identificação e contagem de produtores primários, análise de conteúdo estomacal de consumidores primários e secundários) e, mais recentemente, métodos químicos apareceram como uma alternativa para esse fim (ex. isótopos estáveis de Carbono e Nitrogênio). A partir dos resultados dos diversos estudos realizados, pode-se concluir que:

(A) quanto maior a cadeia alimentar, maior a energia disponível para os organismos de níveis tróficos superiores.
(B) há uma perda de energia potencial sob forma de calor a cada transferência de nível trófico. Essas perdas são da ordem de 80-90% de um nível trófico para outro.

(C) o tamanho dos indivíduos e o tempo de vida dos organismos tende a diminuir com o aumento do nível trófico na cadeia alimentar do tipo Pastagem.

(D) as cadeias alimentares do tipo Detritos têm organismos autotróficos em sua base.

A transferência de matéria e energia ao longo das cadeias alimentares é um dos pilares fundamentais para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas.
Os estudos realizados nesse campo da Ecologia foram inicialmente desenvolvidos através da utilização de métodos óticos e, mais recentemente, métodos químicos apareceram como uma alternativa para esse fim.
Quanto maior a cadeia alimentar, maior a energia disponível para os organismos de níveis tróficos superiores.
Há uma perda de energia potencial sob forma de calor a cada transferência de nível trófico. Essas perdas são da ordem de 80-90% de um nível trófico para outro.
O tamanho dos indivíduos e o tempo de vida dos organismos tende a diminuir com o aumento do nível trófico na cadeia alimentar do tipo Pastagem.
As cadeias alimentares do tipo Detritos têm organismos autotróficos em sua base.
a) Apenas a afirmativa A está correta.
b) Apenas as afirmativas A e B estão corretas.
c) Apenas as afirmativas B, C e D estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

UFF-TRM2022-prova-SUPERIOR-Biologia pdf
9 pág.

Biologia Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Apenas as afirmativas A e B estão corretas. Explicação: - A afirmativa A está correta, pois quanto maior a cadeia alimentar, maior a energia disponível para os organismos de níveis tróficos superiores. - A afirmativa B também está correta, pois há uma perda de energia potencial sob forma de calor a cada transferência de nível trófico. Essas perdas são da ordem de 80-90% de um nível trófico para outro. - A afirmativa C está incorreta, pois o tamanho dos indivíduos e o tempo de vida dos organismos tende a aumentar com o aumento do nível trófico na cadeia alimentar do tipo Pastagem. - A afirmativa D está incorreta, pois as cadeias alimentares do tipo Detritos têm organismos decompositores em sua base, não autotróficos. - Portanto, apenas as afirmativas A e B estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais