Buscar

“Ações que valorizem as diferentes etnias e culturas devem, sim, fazer parte do dia-a-dia de todos os colégios. Mas isso não é tudo. É preciso que ...

“Ações que valorizem as diferentes etnias e culturas devem, sim, fazer parte do dia-a-dia de todos os colégios. Mas isso não é tudo. É preciso que os alunos aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade ou preferência sexual, entre outras tantas. A Pluralidade Cultural é uma área do conhecimento. Esta é a fala de Conceição Aparecida de Jesus, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série. Isso reflete o papel da escola como espaço para a luta contra o preconceito. Seguindo essa ótica vejamos as seguintes considerações: I - A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado, mas no Brasil ainda não chega a ser uma das causas da evasão. II - Se a construção da auto-imagem do jovem em nosso país prevê que o negro se sinta submisso e o branco, superior, sempre haverá problemas para a sociedade como um todo, e a escola deve ficar isenta dessa responsabilidade deixando essa questão para os m

I - A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado, mas no Brasil ainda não chega a ser uma das causas da evasão.
II - Se a construção da auto-imagem do jovem em nosso país prevê que o negro se sinta submisso e o branco, superior, sempre haverá problemas para a sociedade como um todo, e a escola deve ficar isenta dessa responsabilidade deixando essa questão para os movimentos sociais.
III - A escola deve ser um espaço de reflexão e de ação, onde se discutam as questões da diversidade cultural e sejam desenvolvidas ações que visem a valorização da pluralidade étnica e cultural.
IV - A escola deve ser um espaço de reflexão e de ação, onde se discutam as questões da diversidade cultural e sejam desenvolvidas ações que visem a valorização da pluralidade étnica e cultural, mas não deve interferir na vida pessoal dos alunos.
V - A escola deve ser um espaço de reflexão e de ação, onde se discutam as questões da diversidade cultural e sejam desenvolvidas ações que visem a valorização da pluralidade étnica e cultural, mas não deve interferir na vida pessoal dos alunos, deixando essa questão para a família.
1022: I, II e IV
1023: II, III e V
1024: I, III e V
1025: III, IV e V

Essa pergunta também está no material:

simulado
6 pág.

Contextos Educacionais Radiante Centro EducacionalRadiante Centro Educacional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 1024: I, III e V. A escola deve ser um espaço de reflexão e de ação, onde se discutam as questões da diversidade cultural e sejam desenvolvidas ações que visem a valorização da pluralidade étnica e cultural. A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado, mas no Brasil ainda não chega a ser uma das causas da evasão. A escola deve ser um espaço de reflexão e de ação, onde se discutam as questões da diversidade cultural e sejam desenvolvidas ações que visem a valorização da pluralidade étnica e cultural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais