Buscar

03 - Certo restaurante localizado em um município do interior de SP produz 1500 refeições dia. Em determinada quarta-feira, 35 funcionários foram a...

03 - Certo restaurante localizado em um município do interior de SP produz 1500 refeições dia. Em determinada quarta-feira, 35 funcionários foram ao atendimento médico com sintomas de gastrenterite. O nutricionista encaminhou as amostras de todas as preparações dos alimentos servidos nas últimas 72 horas para análise microbiológica, conforme estabelecido pela RDC n.º 12/200. Os alimentos enviados ao laboratório foram: arroz, feijão preto, bife grelhado, macarrão alho-e-óleo, salada de alface e água.
Os resultados obtidos foram:
- Coliformes totais (NM/g) e termotolerantes (NMP/g) apresentaram valores < 3: arroz, feijão, bife e macarrão; salada de alface apresentou valor > 1,1 x 103.
- Não foi observada a presença de Estafilococos coagulase positiva (UFC/g), Bacillus cereus (UFC/g), clostrídios sulfito-redutores (UFC/g) e Salmonella ssp. Em todas essas análises, o resultado foi ausente.
- Os padrões microbiológicos e resultados para a análise da água foram coliformes totais/100ml (presença), Escherichia coli/100ml (ausência).
Conforme o laudo técnico, assinale a alternativa que corresponde ao alimento que pode ser o possível causador do surto e às medidas que devem ser tomadas pela nutricionista.


Resposta: Salada e água, melhora do processo de sanitização de hortaliças e limpeza dos reservatórios de água.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Processos Microbiológicos UniBF
3 pág.

Processos Bioquímicos e Microbiológicos Industriais UNIBFUNIBF

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o laudo técnico, a salada de alface e a água foram os alimentos que apresentaram resultados microbiológicos fora do padrão, indicando que podem ter sido os causadores do surto de gastrenterite. Para evitar novos casos, a nutricionista deve melhorar o processo de sanitização das hortaliças e a limpeza dos reservatórios de água.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais