Logo Passei Direto
Buscar

Cargos e Salários

Colégio Objetivo
Quais os termos recorrentes na Administração de Cargos que são importantes conhecer para entender o conceito de descrição de cargos?


Tarefa, Função, Cargo e Grupo Ocupacional
Função, tarefa, atividades e salário
Grupo Ocupacional, tarefa, benefício e salário
Função, Cargo, salário e tarefa
Tarefa, Cargo, Benefício e Grupo Ocupacional
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender o conceito de descrição de cargos na Administração de Cargos, é importante conhecer os seguintes termos recorrentes: 1. Cargo: É a posição ocupada por um funcionário dentro da organização, que envolve um conjunto de responsabilidades e atribuições. 2. Função: Refere-se ao conjunto de atividades que um cargo desempenha, ou seja, o que se espera que o ocupante do cargo faça. 3. Tarefa: São as atividades específicas que compõem uma função. Cada cargo pode ter várias tarefas. 4. Grupo Ocupacional: É a classificação de cargos que possuem características semelhantes, facilitando a análise e a gestão de recursos humanos. Esses termos ajudam a estruturar a descrição de cargos e a entender melhor as responsabilidades e expectativas associadas a cada posição dentro da empresa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Os termos recorrentes na Administração de Cargos que são importantes conhecer para entender o conceito de descrição de cargos são: Tarefa, Função, Cargo e Grupo Ocupacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como a descrição e a especificação de cargos resumem-se a tarefas de redação, escrita e detalhamento dos aspectos inerentes aos cargos em questão, é importante você observar alguns princípios para que atinjam sua finalidade. Desta forma quais os princípios importantes para se observar que são inerentes aos cargos?


Clareza: preferir termos simples, que não deem margem a ambiguidades. Caso sejam utilizados termos técnicos pouco conhecidos, convém que sejam definidos. Considera-se clara uma descrição quando alguém que não conhece o cargo é capaz de entendê-la; Precisão: preferir termos que sejam passíveis de algum tipo de mensuração; Concisão: preferir frases curtas, evitando minúcias desnecessárias; Impessoalidade: para tornar a descrição impessoal, iniciar com um verbo no infinitivo ou na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.
Clareza: preferir termos difíceis, que deem margem a ambiguidades. Caso sejam utilizados termos técnicos pouco conhecidos, convém que sejam definidos. Considera-se clara uma descrição quando alguém que não conhece o cargo é capaz de entendê-la; Precisão: preferir termos que não sejam passíveis de algum tipo de mensuração; Concisão: preferir frases curtas, evitando minúcias desnecessárias; Impessoalidade: para tornar a descrição pessoal, iniciar com um verbo no infinitivo ou na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.
Clareza: preferir termos genérico. Caso sejam utilizados termos técnicos pouco conhecidos, convém que sejam definidos. Considera-se clara uma descrição quando alguém que não conhece o cargo é capaz de entendê-la; Precisão: preferir termos que sejam passíveis de algum tipo de mensuração; Concisão: preferir frases curtas, evitando minúcias desnecessárias; Impessoalidade: para tornar a descrição impessoal, iniciar com um verbo no infinitivo ou na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.
Clareza: preferir termos simples, que não deem margem a ambiguidades. Caso sejam utilizados termos técnicos pouco conhecidos, convém que sejam definidos. Considera-se clara uma descrição quando alguém que não conhece o cargo é capaz de entendê-la; Precisão: preferir termos que não sejam passíveis de algum tipo de mensuração; Concisão: preferir frases curtas, evitando minúcias desnecessárias; Impessoalidade: para tornar a descrição impessoal, iniciar com um verbo no infinitivo ou na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

Como é feita a observação, que é um dos métodos de coleta de dados?


Assim, é necessário elaborar as perguntas de forma clara e acessível, não utilizar quantidade excessiva de questões, bem como apresentar perguntas ordenadas de maneira lógica e que não induzam ou sugiram respostas dos ocupantes dos cargos ou gerentes que respondem aos questionários.
Antes da observação ser realizada é necessário estabelecer uma combinação prévia com o gerente do setor do cargo a ser observado, explicando-lhe a finalidade do procedimento. Ao observador também se requer que estabeleça um roteiro de observação que possa estruturar seu olhar durante o período em que busca os dados sobre o cargo.
Não se faz necessário estabelecer uma combinação com os colaboradores, explicando-lhe a finalidade do procedimento. Ao observador também se requer que estabeleça um roteiro de observação que possa estruturar seu olhar durante o período em que busca os dados sobre o cargo.

Qual o conceito de Administração de Cargos e Salários?


Trata-se de alguns procedimentos utilizados para estabelecer ou manter estruturas de salários na organização.
É o conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização.
Trata-se de normas utilizadas para estabelecer ou criar estruturas de salários sem preocupação de serem justas na organização.
É o conjunto de procedimentos utilizados sem preocupação de manter estruturas de salários equitativas e justas na organização.
É o conjunto de leis utilizadas para estabelecer ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização.

Quais os benefícios do plano de cargos e salários para a organização?


Menor produtividade dos colaboradores, falta de controle do absenteísmo e da rotatividade de pessoas, retenção de colaboradores considerados talentos na organização, auxílio no gerenciamento de carreiras dos colaboradores.
Maior produtividade dos colaboradores, controle do absenteísmo e da rotatividade de pessoas, retenção de colaboradores considerados talentos na organização, auxílio no gerenciamento de carreiras dos colaboradores.
Menor produtividade dos colaboradores, falta de controle do absenteísmo e da rotatividade de pessoas, demissão de colaboradores considerados talentos na organização, dificuldade no gerenciamento de carreiras dos colaboradores.
Maior produtividade dos colaboradores, controle do absenteísmo e da rotatividade de pessoas, demissão de colaboradores considerados talentos na organização, dificuldade no gerenciamento de carreiras dos colaboradores.

Quais os tipos de remuneração existentes e suas composições?


Fixa - Salários, benefícios (assistenciais, recreativos, de serviços, etc.) Bônus. Variável- Participação nos lucros e resultados, percentual por atingimento de metas, percentual por vendas realizadas e outros. Estratégica - Remuneração por habilidades (Skill Based Pay — SBP), remuneração por competência (Pay for professional skill), remuneração acionária (Stock ownership), distribuição de ganhos (Gain sharing), participação nos lucros (Profit sharing), remuneração por resultados (Pay-for-performance).
Fixa - Remuneração por habilidades (Skill Based Pay — SBP), remuneração por competência (Pay for professional skill), remuneração acionária (Stock ownership), distribuição de ganhos (Gain sharing), participação nos lucros (Profit sharing), remuneração por resultados (Pay-for-performance). Variável - Participação nos lucros e resultados, percentual por atingimento de metas, percentual por vendas realizadas e outros. Estratégica - Salários, benefícios (assistenciais, recreativos, de serviços, etc.) Bônus.
Fixa - Participação nos lucros e resultados, percentual por atingimento de metas, percentual por vendas realizadas e outros. Variável - Salários, benefícios (assistenciais, recreativos, de serviços, etc.) Bônus. Estratégica - Remuneração por habilidades (Skill Based Pay — SBP), remuneração por competência (Pay for professional skill), remuneração acionária (Stock ownership), distribuição de ganhos (Gain sharing), participação nos lucros (Profit sharing), remuneração por resultados (Pay-for-performance).
Fixa - Salários, benefícios (assistenciais, recreativos, de serviços, etc.) Bônus. Variável- Salários, benefícios (assistenciais, recreativos, de serviços, etc.) Bônus. Estratégica - Remuneração por habilidades (Skill Based Pay — SBP), remuneração por competência (Pay for professional skill), remuneração acionária (Stock ownership), distribuição de ganhos (Gain sharing), participação nos lucros (Profit sharing), remuneração por resultados (Pay-for-performance).
Fixa - Salários, benefícios (assistenciais, recreativos, de serviços, etc.) Bônus. Variável- Participação nos lucros e resultados, percentual por atingimento de metas, percentual por vendas realizadas e outros. Estratégica - Remuneração por habilidades (Skill Based Pay — SBP), remuneração por competência (Pay for professional skill), remuneração acionária (Stock ownership), distribuição de ganhos (Gain sharing), participação nos lucros (Profit sharing), remuneração por resultados (Pay-for-performance).

Quais são os benefícios do plano de cargos e salários para os colaboradores, escolha a alternativa correta e mais completa?


* Adequação do colaborador ao cargo; * Desenvolvimento de competências necessárias; * Melhoria da motivação; * Sentimento de equidade e valorização profissional; * Transparência sobre critérios de promoção e ascensão na carreira; * Clima organizacional mais favorável; * Remuneração justa e mais equitativa em relação aos concorrentes.
* Inadequação do colaborador ao cargo; * Desenvolvimento de competências; * Melhoria da satisfação; * Sentimento de valorização profissional; * Entendimento dos critérios de promoção; * Clima organizacional conturbado; * Remuneração injusta.
* Adequação do colaborador a empresa; * Desenvolvimento de competências necessárias; * Melhoria da satisfação; * Sentimento de equidade; * Falta de clareza sobre critérios de promoção e ascensão na carreira; * Clima organizacional confuso; * Remuneração mais alta em relação aos concorrentes.
* Adequação do colaborador ao cargo; * Desenvolvimento de manifestações; * Melhoria da motivação; * Sentimento de distanciamento desvalorização profissional; * Transparência sobre critérios de promoção e ascensão na carreira; * Clima organizacional mais ameno; * Remuneração justa e mais equitativa em relação aos concorrentes.
* Adequação do colaborador ao cargo; * Desenvolvimento de atividades necessárias; * Melhoria da comunicação; * Sentimento de equidade e valorização profissional; * Transparência sobre critérios de promoção e ascensão na carreira; * Clima organizacional mais favorável; * Remuneração mais baixa com relação aos concorrentes.

Mais conteúdos dessa disciplina