Buscar

O denunciante é sujeito essencial para a garantia da transparência, para a promoção da integridade, para o combate à corrupção e para melhoria da g...

O denunciante é sujeito essencial para a garantia da transparência, para a promoção da integridade, para o combate à corrupção e para melhoria da gestão pública. Dessa forma, torna-se imprescindível o comprometimento do Estado com a proteção efetiva de denunciantes. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

I - A proteção do denunciante consiste na última linha de defesa para a garantia do interesse público, contribuindo para um ambiente de confiança e tolerância e melhorando a capacidade de resposta dos países às ações que atentam ao interesse público.

II - A existência de um ambiente seguro e protegido para o denunciante é fundamental para a promoção da integridade e para o combate à corrupção, pois incentiva a denúncia de irregularidades e crimes.

III - A proteção do denunciante deve ser garantida apenas para denúncias que sejam comprovadamente verdadeiras, para evitar que pessoas mal-intencionadas se utilizem do mecanismo para prejudicar terceiros.

IV - A proteção do denunciante deve ser garantida em todas as fases do processo, desde a apresentação da denúncia até a conclusão da investigação e julgamento.

V - A proteção do denunciante deve ser garantida mesmo que a denúncia não seja comprovadamente verdadeira, pois o objetivo é incentivar a denúncia de irregularidades e crimes.

Escolha uma opção:


a) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
b) Apenas os itens II, III e V estão corretos.
c) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.
d) Apenas os itens II, IV e V estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

Exercício Avaliativo 1_ PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS
10 pág.

Tratamento de Denúncias em Ouvidoria OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos. Justificativa: I - A proteção do denunciante é essencial para a garantia da transparência, promoção da integridade, combate à corrupção e melhoria da gestão pública. A proteção do denunciante é a última linha de defesa para a garantia do interesse público, contribuindo para um ambiente de confiança e tolerância e melhorando a capacidade de resposta dos países às ações que atentam ao interesse público. Portanto, o item I está correto. II - A existência de um ambiente seguro e protegido para o denunciante é fundamental para a promoção da integridade e para o combate à corrupção, pois incentiva a denúncia de irregularidades e crimes. Portanto, o item II está correto. III - A proteção do denunciante deve ser garantida para todas as denúncias, independentemente de serem comprovadamente verdadeiras ou não, pois o objetivo é incentivar a denúncia de irregularidades e crimes. Portanto, o item III está incorreto. IV - A proteção do denunciante deve ser garantida em todas as fases do processo, desde a apresentação da denúncia até a conclusão da investigação e julgamento. Portanto, o item IV está correto. V - A proteção do denunciante deve ser garantida mesmo que a denúncia não seja comprovadamente verdadeira, pois o objetivo é incentivar a denúncia de irregularidades e crimes. Portanto, o item V está correto. Assim, a alternativa correta é a letra c) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais