Buscar

(FGV - 2015 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XVII - Primeira Fase) O Estado X publicou edital de concurso público de provas e títulos para o carg...

(FGV - 2015 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XVII - Primeira Fase) O Estado X publicou edital de concurso público de provas e títulos para o cargo de analista administrativo. O edital prevê a realização de uma primeira fase, com questões objetivas, e de uma segunda fase com questões discursivas, e que os 100 (cem) candidatos mais bem classificados na primeira fase avançariam para a realização da segunda fase. No entanto, após a divulgação dos resultados da primeira fase, é publicado um edital complementar estabelecendo que os 200 (duzentos) candidatos mais bem classificados avançariam à segunda fase e prevendo uma nova forma de composição da pontuação global. Nesse caso:


a) A alteração não é válida, por ofensa ao princípio da impessoalidade, advindo da adoção de novos critérios de pontuação e da ampliação do número de candidatos na segunda fase.
b) A alteração é válida, pois a aprovação de mais candidatos na primeira fase não gera prejuízo aos candidatos e ainda permite que mais interessados realizem a prova de segunda fase.
c) A alteração não é válida, porque o edital de um concurso público não pode conter cláusulas ambíguas.
d) A alteração é válida, pois foi observada a exigência de provimento dos cargos mediante concurso público de provas e títulos.

Essa pergunta também está no material:

CASO CONCRETO 02
1 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) A alteração é válida, pois a aprovação de mais candidatos na primeira fase não gera prejuízo aos candidatos e ainda permite que mais interessados realizem a prova de segunda fase. A ampliação do número de candidatos que avançam para a segunda fase não fere o princípio da impessoalidade, uma vez que a alteração foi feita antes da realização da segunda fase e não prejudica os candidatos que já haviam sido aprovados na primeira fase. Além disso, a ampliação do número de candidatos pode ser benéfica para a administração pública, pois permite que mais interessados realizem a prova de segunda fase e, assim, aumenta a possibilidade de preenchimento das vagas disponíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais