Buscar

A avaliação bioquímica isolada não deve ser conclusiva sobre o estado nutricional de um indivíduo, mas é importante que seja combinada com dados an...

A avaliação bioquímica isolada não deve ser conclusiva sobre o estado nutricional de um indivíduo, mas é importante que seja combinada com dados antropométricos e inquérito alimentar. Sobre as medidas bioquímicas de avaliação do estado nutricional, assinale a alternativa correta.


A) Os indicadores albumina e transferrina podem estar diminuídos na falência cardíaca, e essa diminuição está associada à desnutrição.
B) A dosagem da creatinina urinária é utilizada apenas como marcador da função renal. A excreção está aumentada na insuficiência renal.
C) A dosagem da ferritina sérica avalia o estoque de ferro, e o ferro sérico avalia o ferro circulante. Ambos podem ser utilizados para detectar e avaliar os diferentes estágios de carência de ferro.
D) A albumina é uma proteína que se relaciona com o estado nutricional de um indivíduo. A hiperalbuminemia pode estar relacionada com a desnutrição e o aparecimento de edema.
E) Os vegetarianos podem ter deficiência de vitamina B12, e o hemograma é o melhor método diagnóstico para essa deficiência.

Essa pergunta também está no material:

revisao_simulado (9)
3 pág.

Nutrição Esportiva Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: A dosagem da ferritina sérica avalia o estoque de ferro, e o ferro sérico avalia o ferro circulante. Ambos podem ser utilizados para detectar e avaliar os diferentes estágios de carência de ferro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais