Buscar

Nos dias atuais, o processo de alfabetização na EJA vem enfrentando vários desafios, e alguns desses fatores acabam por causar a desistência do alu...

Nos dias atuais, o processo de alfabetização na EJA vem enfrentando vários desafios, e alguns desses fatores acabam por causar a desistência do aluno. O aluno, ao ingressar na EJA, traz consigo várias experiências, que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com o estudo realizado, disserte sobre os fatores que podem causar a desistência do aluno.

A desvalorização do contexto no qual o aluno está inserido.
O professor não valoriza o conhecimento prévio do aluno e utiliza-se de assuntos descontextualizados, ou seja, assuntos que não fazem parte da realidade deste aluno.
A utilização de materiais infantilizados.
O professor insiste em utilizar-se de cartilhas, livros infantis etc.; metodologia esta que faz o aluno sentir-se infantilizado.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual
2 pág.

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta diversos desafios, e alguns desses fatores podem levar à desistência do aluno. Dentre os fatores que podem causar a desistência do aluno, destacam-se: 1. Desvalorização do contexto do aluno: muitas vezes, o professor não valoriza o conhecimento prévio do aluno e utiliza-se de assuntos descontextualizados, ou seja, assuntos que não fazem parte da realidade deste aluno. Isso pode fazer com que o aluno se sinta desmotivado e desinteressado pelo processo de aprendizagem. 2. Utilização de materiais infantilizados: o professor insiste em utilizar-se de cartilhas, livros infantis etc.; metodologia esta que faz o aluno sentir-se infantilizado. Isso pode fazer com que o aluno se sinta desmotivado e desinteressado pelo processo de aprendizagem. 3. Falta de tempo: muitos alunos da EJA trabalham durante o dia e estudam à noite, o que pode tornar o processo de aprendizagem mais difícil e cansativo. Além disso, muitos alunos têm família e outras responsabilidades, o que pode dificultar ainda mais o processo de aprendizagem. 4. Falta de incentivo: muitos alunos da EJA não recebem incentivo da família e dos amigos para continuar estudando. Isso pode fazer com que o aluno se sinta desmotivado e desinteressado pelo processo de aprendizagem. Para enfrentar esses desafios, é importante que o professor valorize o conhecimento prévio do aluno, utilize materiais adequados à idade e ao contexto do aluno, respeite o tempo e as limitações do aluno e incentive o aluno a continuar estudando. Além disso, é importante que a família e os amigos do aluno também o incentivem a continuar estudando.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes