Buscar

Com relação à política de crédito, explique em que circunstâncias uma empresa deve utilizar uma política de crédito liberal e quando deverá utiliza...

Com relação à política de crédito, explique em que circunstâncias uma empresa deve utilizar uma política de crédito liberal e quando deverá utilizar uma política de crédito rígida?

Empresas com situação financeira boa, estável ou novas empresas que precisam de reconhecimento imediato podem utilizar uma política de crédito liberal.
Empresas com lucratividade alta ou que enfrentam competição no mercado também podem utilizar uma política de crédito liberal.
A política de crédito liberal pode levar a um maior risco de crédito, com possibilidades de maior atraso nas contas a receber e maiores possibilidades de perdas.
Empresas cuja situação financeira não permite maiores riscos por falta de capital de giro devem utilizar uma política de crédito rígida.
Empresas que comandam mercados com poucos concorrentes ou em épocas de demanda elevada de consumo com produção insuficiente para atendê-la também devem utilizar uma política de crédito rígida.
A política de crédito rígida pode levar a menores vendas e menor lucratividade, mas também pode resultar em menores possibilidades de contas a receber estarem sendo pontualmente quitadas.

Essa pergunta também está no material:

APANHADÃO ADM FINANCEIRA completo(1)
27 pág.

Administração Financeira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Uma empresa deve utilizar uma política de crédito liberal em circunstâncias em que sua situação financeira é boa, estável ou quando é uma nova empresa que precisa de reconhecimento imediato. Além disso, empresas com lucratividade alta ou que enfrentam competição no mercado também podem utilizar uma política de crédito liberal. No entanto, é importante lembrar que a política de crédito liberal pode levar a um maior risco de crédito, com possibilidades de maior atraso nas contas a receber e maiores possibilidades de perdas. Por outro lado, empresas cuja situação financeira não permite maiores riscos por falta de capital de giro devem utilizar uma política de crédito rígida. Empresas que comandam mercados com poucos concorrentes ou em épocas de demanda elevada de consumo com produção insuficiente para atendê-la também devem utilizar uma política de crédito rígida. A política de crédito rígida pode levar a menores vendas e menor lucratividade, mas também pode resultar em menores possibilidades de contas a receber estarem sendo pontualmente quitadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais