Buscar

Sobre a relação entre alfabetização e letramento, é possível afirmar que: a) letramento é o estado em que vive o indivíduo que não sabe ler e escr...

Sobre a relação entre alfabetização e letramento, é possível afirmar que:

a) letramento é o estado em que vive o indivíduo que não sabe ler e escrever ou exercer as práticas sociais de leitura e escrita.
b) um indivíduo, apesar de não saber ler e escrever, pode ser, de certa forma, letrado sendo assim, o letramento pode se desenvolver independentemente da alfabetização.
c) alfabetização e letramento são processos independentes - a alfabetização é o domínio dos fonemas/grafemas e o letramento deriva da leitura.
d) alfabetização e letramento são processos interdependentes e indissociáveis; por isso, letramento só pode se desenvolver em dependência da alfabetização.
e) Alfabetização é uma necessidade das sociedades letradas e está sujeita a mudanças, diferentemente de letramento.

Essa pergunta também está no material:

eja
1 pág.

Pedagogia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) alfabetização e letramento são processos interdependentes e indissociáveis; por isso, letramento só pode se desenvolver em dependência da alfabetização. A alfabetização é o processo de aprendizagem da leitura e escrita, enquanto o letramento é o processo de apropriação da leitura e escrita em práticas sociais. Ambos são importantes e estão interligados, pois a alfabetização é a base para o desenvolvimento do letramento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais