Buscar

Quais são alguns procedimentos didáticos para implementar uma prática continuada de produção de textos na escola? Oferecer textos escritos impress...

Quais são alguns procedimentos didáticos para implementar uma prática continuada de produção de textos na escola?

Oferecer textos escritos impressos de boa qualidade, por meio da leitura.
Solicitar aos alunos que produzam textos muito antes de saberem grafá-los.
Propor situações de produção de textos, em pequenos grupos, nas quais os alunos compartilhem as atividades, embora realizando diferentes tarefas: produzir propriamente, grafar e revisar.
A conversa entre professor e alunos é uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos.
Trabalhar com textos provisórios e revisão do texto.

Essa pergunta também está no material:

PCN Língua Portuguesa Ensino Fund.
87 pág.

Os PCN'S nos orientam como devemos proceder ao escolher um texto para nossos alunos.

Leitura e Produção de Textos Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os procedimentos didáticos para implementar uma prática continuada de produção de textos na escola são: 1. Oferecer textos escritos impressos de boa qualidade, por meio da leitura, para que os alunos possam ter contato com diferentes gêneros textuais e ampliar seu repertório linguístico. 2. Solicitar aos alunos que produzam textos desde cedo, mesmo antes de saberem grafá-los, para que possam desenvolver a habilidade de expressar suas ideias por meio da escrita. 3. Propor situações de produção de textos em pequenos grupos, nas quais os alunos compartilhem as atividades, embora realizando diferentes tarefas: produzir propriamente, grafar e revisar. Isso permite que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a se ajudar mutuamente. 4. A conversa entre professor e alunos é uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos. O professor pode orientar os alunos sobre como melhorar seus textos, tirar dúvidas e incentivar a reflexão sobre a língua e a escrita. 5. Trabalhar com textos provisórios e revisão do texto. É importante que os alunos saibam que a produção de um texto é um processo que envolve várias etapas, desde a elaboração das ideias até a revisão final. O professor pode orientar os alunos a produzir textos provisórios e a revisá-los várias vezes, para que possam aprimorar sua escrita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais