Buscar

Assinale a opção correta sobre o profissional de compliance: a. O programa de compliance é responsabilidade de todos na organização e, portanto, s...

Assinale a opção correta sobre o profissional de compliance:

a. O programa de compliance é responsabilidade de todos na organização e, portanto, sua liderança não deve ser atribuída a um profissional.
b. O cargo de chefe de compliance (em inglês, chief compliance officer) deve ser uma posição de escalão intermediário na organização.
c. O profissional de compliance deve ter autonomia e independência para desenvolver suas atividades.
d. O profissional responsável pelo programa de compliance deve se dedicar integralmente a essa função.
e. O profissional de compliance concorrencial não necessita conhecer o negócio da empresa, desde que tenha domínio das técnicas de gestão de risco.
a) Incorreta. Todos os funcionários de alto escalão devem ser responsáveis por promover uma cultura de integridade na organização. Ainda assim, é importante que a implementação do programa de compliance seja atribuída a um profissional.
b) Incorreta. É recomendável designar essa responsabilidade sobre o programa de compliance a um funcionário de alto escalão, que deve se reportar diretamente à autoridade máxima. Esse profissional deve ser respeitado internamente e possuir amplo acesso à direção máxima da empresa.
c) Correta. Autonomia e independência são atributos necessários para a adequada atuação do profissional de compliance, uma vez que pode ser necessário adotar medidas contrárias à convicção da alta direção. É também importante para garantir que as informações do compliance sejam levadas em consideração para a tomada de decisão nos níveis hierárquicos superiores.
d) Incorreta. É possível que o profissional de compliance se dedique parcialmente ao compliance, aplicando-se também à atividades como controle interno ou jurídicas. Essa atuação não especializada é mais adequada para organizações menores, menos expostas a riscos concorrenciais.
e) Incorreta. No caso do compliance concorrencial, é importante que o profissional tenha conhecimento não apenas das técnicas de gestão de risco e compliance, mas também do negócio da empresa e da legislação de defesa da concorrência.

Essa pergunta também está no material:

Exercicio avaliativo - Modulo 3 Revisao da tenta
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta sobre o profissional de compliance é a letra c: "O profissional de compliance deve ter autonomia e independência para desenvolver suas atividades". Isso porque é necessário que o profissional de compliance tenha liberdade para tomar decisões e adotar medidas contrárias à convicção da alta direção, se necessário, para garantir a integridade da organização. Além disso, a independência do profissional de compliance é importante para que as informações do compliance sejam levadas em consideração para a tomada de decisão nos níveis hierárquicos superiores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image