Buscar

Como um Sistema de Gestão Ambiental pode melhorar a imagem corporativa de uma empresa? Pesquise uma empresa brasileira que tem um sistema de g...

Como um Sistema de Gestão Ambiental pode melhorar a imagem corporativa de uma empresa? Pesquise uma empresa brasileira que tem um sistema de gestão associado ao controle e prevenção de poluição. Como um stakeholders pressiona uma empresa para adotar ações sustentáveis ou de responsabilidade socioambiental? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Um Sistema de Gestão Ambiental pode melhorar a imagem corporativa de uma empresa de diversas maneiras, como: 1. Demonstra comprometimento com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente; 2. Reduz o impacto ambiental das atividades da empresa; 3. Aumenta a eficiência operacional e reduz custos; 4. Atende às exigências legais e regulatórias; 5. Aumenta a satisfação dos clientes e colaboradores que valorizam a sustentabilidade. Uma empresa brasileira que tem um sistema de gestão associado ao controle e prevenção de poluição é a Petrobras. A empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO 14001, que tem como objetivo minimizar os impactos ambientais de suas atividades. Os stakeholders podem pressionar uma empresa para adotar ações sustentáveis ou de responsabilidade socioambiental de diversas maneiras, como: 1. Boicote de produtos ou serviços da empresa; 2. Manifestações públicas; 3. Pressão em redes sociais; 4. Investimentos em empresas concorrentes que possuem práticas mais sustentáveis; 5. Pressão em órgãos regulatórios e governamentais. Essas pressões podem ser justificadas pelo fato de que os stakeholders, como clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade, têm cada vez mais valorizado empresas que adotam práticas sustentáveis e de responsabilidade socioambiental. Além disso, a pressão pode ser uma forma de garantir que a empresa esteja cumprindo seu papel social e ambiental.

0
Dislike0
User badge image

ANA ENGELHARD

Diante da necessidade de redução de custos, adequação de processos de produção às necessidades do mercado, as indústrias – objeto de estudo deste trabalho – estão sujeitas a frequentes pressões por parte de órgãos governamentais fiscalizadores, clientes e fornecedores, a fim de que modernizem seus sistemas de gestão, para que proporcionem maior qualidade de seus produtos, cumpram os requisitos Legais, contribuam para o desenvolvimento sustentável e garantindo o aumento da lucratividade e competitividade.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser considerado uma ferramenta, um modelo operacional ou ainda uma estrutura organizacional, que uma determinada organização adota com a finalidade de alcançar melhorias contínuas no desempenho ambiental. Pode-se dizer que, o SGA tem como objetivo principal identificar e reduzir aspectos e impactos ambientais e, consequentemente, criar um ambiente de trabalho mais saudável e com mais qualidade. Neste sentido, este trabalho apresenta subsídios para a implantação de um SGA num Terminal Industrial Portuário, através do levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais.

Um Sistema de Gestão Ambiental pode melhorar a imagem corporativa de uma empresa de diversas maneiras, como: Demonstrar comprometimento com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, reduz o impacto ambiental das atividades da empresa, aumenta a eficiência operacional e reduz custos, atende às exigências legais e regulatórias aumenta a satisfação dos clientes e colaboradores que valorizam a sustentabilidade. Uma empresa brasileira que tem um sistema de gestão associado ao controle e prevenção de poluição é a Petrobras. A empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO 14001, que tem como objetivo minimizar os impactos ambientais de suas atividades.

Os stakeholders podem pressionar uma empresa para adotar ações sustentáveis ou de responsabilidade socioambiental de diversas maneiras, como: Boicote de produtos ou serviços da empresa manifestações públicas, pressão em redes sociais, investimentos em empresas concorrentes que possuem práticas mais sustentáveis, pressão em órgãos regulatórios e governamentais. Essas pressões podem ser justificadas pelo fato de que os stakeholders, como clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade, têm cada vez mais valorizado empresas que adotam práticas sustentáveis e de responsabilidade socioambiental. Além disso, a pressão pode ser uma forma de garantir que a empresa esteja cumprindo seu papel social e ambiental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image